Fezes de boi nas plantas? Aprenda uma forma fácil de produzir esterco curtido

Um composto orgânico muito nutritivo para as verdinhas

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, terça-feira, 14 de junho por Lucca Ranoya – Quando pensamos em cultivo, automaticamente pensamos nas necessidades básicas de cada espécie. Luz, água, nutrientes e defensivos (quando necessário). Adubação, que se encaixa no conceito de nutrição, é um dos fatores que podem fazer a diferença no seu cultivo. Hoje, você aprenderá como acelerar o processo de curtição do esterco de boi, um dos adubos mais potentes que você pode utilizar.

Continua depois da publicidade

Mas, antes de tudo, o que significa curtir o esterco do boi? “Curtir” é um termo popular usado para dizer que as fezes foram decompostas e metabolizadas por vários tipos de fungos e bactérias, que fazem o papel de quebrar estruturas grandes em partes menores. Essas partes menores, as plantas conseguem usar, enquanto as maiores, não são absorvidas pelo vegetal. Para saber mais acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Fezes de boi nas plantas? Aprenda uma forma fácil de produzir esterco curtido - Reprodução Canva Fezes de boi nas plantas? Aprenda uma forma fácil de produzir esterco curtido – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Aprenda a germinar a semente do alface de uma forma muito fácil
Como acelerar o processo de curtição do esterco de boi
Enfim, chegamos ao que interessa. Para acelerarmos o processo de decomposição de um esterco, precisamos regá-lo. Sim, por mais estranho e engraçado que isso possa soar, quando aguamos o esterco fresco, impedimos que ele seque. O esterco, quando não é regado, naturalmente, perde a umidade natural e vai secando a medida que fica exposto aos elementos e ao clima.

Porém, quando a água vai embora, as bactérias e fungos acabam não sobrevivendo em quantidade suficiente, no esterco de boi, para realizar a decomposição e “curtir” e elemento. Umidade é a chave para que esses microorganismos sobrevivam e prosperem, se alimentando das partículas e estruturas presentes no esterco de boi.

Leia mais aqui: Como temperar carne de hambúrguer artesanal: jogar muito tempero não é uma boa ideia!
Passo a passo da rega
Por fim, para realizar a rega, utilize um regador. Isso porque a quantidade de água precisa ser comedida. Coloque o seu esterco de boi fresco em um saco de fibra, vazado e regue diariamente, pela manhã. A quantidade deve ser calculada dessa forma: não pode ser muito a ponto dá água vazar e escorrer por baixo do saco, mas precisa ser o suficiente para que ela permeie o esterco e o umedeça por completo.

Caso vaze um pouco nas primeiras vezes, não há problema. A questão do vazamento acaba levando, aos poucos, os nutrientes do seu esterco de boi para fora. Assim, se quiser evitar que isso aconteça, coloque o seu saco com o esterco de boi em cima da terra de cultivo de algum local ou em cima da grama. Com isso, por mais que os nutrientes vazem, estarão sendo aproveitados pelas verdinhas.

Não saia antes de ler: Plantas pendentes com flores: confira opções para sua casa ou jardim

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais