Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Chá de sabugueiro é bom para quê? Veja agora seus benefícios e como fazer - Fonte: Canva
Chá de sabugueiro é bom para quê? Veja agora seus benefícios e como fazer - Fonte: Canva

Chá de sabugueiro é bom para quê? Veja agora seus benefícios e como fazer

São Paulo/SP, 30 de junho de 2022, por Miriã Marconi O sabugueiro vem da Europa e Norte da África e é um arbusto, geralmente entre 2 e 4 metros de altura. Suas flores são brancas e muito bonitas e, é com essa parte da planta, que se prepara o chá.

O chá de sabugueiro se destaca principalmente por suas propriedades descongestionantes, que aliviam sintomas de doenças respiratórias Além disso, a planta medicional ficou popularmente conhecido por seus benefícios para os estados de gripe, além de ter um efeito anti-inflamatório.

Confira em seguida mais sobre os benefícios do chá de sabugueiro, como essa planta medicinal pode melhorar sua saúde e como consumir.

Você também vai gostar de ler: Benefícios do chá de melissa: combate a ANSIEDADE e muito mais!

Benefícios do chá de sabugueiro

Chá de sabugueiro é bom para quê? Veja agora seus benefícios e como fazer - Fonte: Canva
Chá de sabugueiro é bom para quê? Veja agora seus benefícios e como fazer – Fonte: Canva

1. Melhora do sistema imune

O sabugueiro é uma planta rica em vitamina C, portanto, pode atuar melhorando o sistema imunológico, uma vez que a vitamina C aumenta a quantidade de células de defesas do corpo. Portanto, quem está com gripe, resfriado, ou qualquer doença respiratória, pode utilizar o chá de sabugueiro a fim de ajudar no alívio dos sintomas.

2. Pele e cabelos mais saudáveis

Quando consumido a longo prazo, o chá de sabugueiro também pode melhorar a saúde e aparência da pele e cabelos. Isso porque é rico em antioxidantes (especialmente flavonóides e antocianinas), essas substância retardam o envelhecimento precoce , além de ajudarem à eliminar toxinas.

3. Efeito antioxidante

Além disso, essa bebida tem propriedades curativas (ajuda na recuperação mais rápida de feridas e hematomas) e propriedades purificantes – ou seja, ajuda a eliminar toxinas em excesso e alivia a retenção de líquidos.

4. Chá de sabugueiro ajuda a manter a saúde do coração

Devido ao seu alto teor de fibras e antioxidantes, o chá de sabugueiro é considerado um grande aliado para a saúde do cardíaca.

De acordo com Cristina Peitz de Lima, farmacêutica, em trecho para Gazeta em março de 2019, a planta é utilizada medicinalmente desde o século 13.

Além de prevenir possíveis inflamações, a bebida ajuda a controlar o colesterol ruim, além de fornecer ácidos fenólicos que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

5. Ação expectorante e anti-inflamatória

Feito a partir das flores da planta, o chá de sabugueiro possui altas concentrações de substâncias expectorantes e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar dores de garganta, tosse, congestão nasal e outros sintomas de gripes e resfriados (como febre, dores de cabeça e coriza).

Leia em seguida: 7 CHÁS para BAIXAR COLESTEROL ALTO! Veja os melhores!

Como preparar o chá de sabugueiro

O consumo do chá de sabugueiro deve ser feito com cuidado. Portanto, para cada 500ml de água, utilize somente 1 colher de sopa de flor de sabugueiro. Caso vá preparar somente uma xícara, utilize meia colher, somente.

Outra recomendação importante é ferver bastante as flores de sabugueiro, isso porque essa planta quando consumida sem entrar em fervura durante o preparo, pode ter um efeito tóxico no organismo.

Por isso, compre as flores de sabugueiro em uma loja de produtos naturais de sua confiança e ferva bem a água para preparar o chá. Você pode incrementar ainda mais adicionando uma colher de mel, um pouco de canela ou um pedacinho de gengibre.

Contraindicações: quem não pode tomar

A principal recomendação é não exagerar no consumo do chá. Tome, no máximo, uma xícara e evite o consumo diário do chá de sabugueiro. Procure tomar, em média, no máximo 3x na semana. Contudo, gestantes e quem está amamentando devem se consultar com um médico antes de consumir o chá de sabugueiro.

Pessoas com problemas gastrointestinais, como gastrite ou síndrome do intestino irritável, também devem ter atenção redobrada, uma vez que o chá de sabugueiro pode irritar o sistema digestivo.

Rico em vitamina C, atua na saúde de pele e cabelos e ainda pode aliviar o incômodo resfriado, rinite e gripes, o chá de sabugueiro pode ser um aliado na sua saúde. Portanto, lembre-se: consuma com moderação, não exagere na medida e dose e, em caso de dúvidas, se consulte com seu médico.

E você, já tomou chá de sabugueiro? Conta pra gente o que achou dessa planta e se já notou seus benefícios. Até a próxima.

Leia agora mesmo: Manteiga clarificada: como fazer e quais os benefícios da MANTEIGA GHEE

Miriã Marconi, pedagoga, comunicadora e estudante de Marketing. Atuo como redatora e copywriter há algum tempo, sempre tive o sonho de viver da escrita. Sou apaixonada por cinema, literatura e empreendedorismo. Acredito que as palavras podem mover o mundo e os negocios.