Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Confira esse excelente passo a passo para cultivar biribá no quintal (Reprodução: Pixabay)
Confira esse excelente passo a passo para cultivar biribá no quintal (Reprodução: Pixabay)

Confira esse excelente passo a passo para cultivar biribá no quintal; com essas dicas ficou muito mais fácil

Salvador, 28 de junho de 2022, por Marlon Batista – O Brasil é um país que possui uma verdadeira diversidade de frutas, tanto é que existem frutas que são nativas, pois nascem apenas aqui. No entanto, uma grande parte dessas frutas não são tão utilizadas em termos de consumo. Por isso, hoje, no Agro Notícias, iremos te mostrar a como cultivar biribá para desfrutar dessa fruta brasileira.

O biribá é naturalmente derivado da floresta amazônica, nasce da árvore do biribazeiro, que atinge grandes alturas. A fruta possui uma textura escamosa com espinhos que lembra o abacaxi e possui um sabor adocicado com a polpa suculenta e gelatinosa. Assim, continue lendo para aprender como cultivar biribá.

Não deixe de ler: Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo caseiro

Confira esse excelente passo a passo para cultivar biribá no quintal (Reprodução: Pixabay) Confira esse excelente passo a passo para cultivar biribá no quintal (Reprodução: Pixabay)
Cultivar biribá no quintal
Segundo uma matéria divulgada por Vivian Souza do G1, em 02 de janeiro de 2022, para o cultivo você precisará comprar a sementes do biribá. Com isso em mãos, realize o cultivo em uma terra frutífera (pomar) e em um espaçamento de 6 por 6 metros. A área escavada para colocar a semente deve ter meio metro em todas suas proporções.

Feito isso, para a adubação, coloque alguns quilos de matéria orgânica, meio quilo de calcário e um quilo de cinzas. A rega deve ser realizada com grandes quantidades de água, cerca de 8 a 10 litros semanalmente nos primeiros meses. Por fim, realize a plantação em sol pleno, pois o biribazeiro precisa de iluminação solar constante para seu desenvolvimento.

Por ser uma espécie resistente, o cultivo da árvore do biribá pode ser realizado em praticamente qualquer tipo de solo, então, não se preocupe quanto a isso. No entanto, você necessita se atentar apenas à profundidade do solo, que precisa ser funda. Ademais, prefira sempre um solo fértil em matéria orgânica. Recomenda-se fazer o cultivo nos mês de setembro (primavera).

Leia também: Que tal flores carnívoras no quintal? Saiba mais sobre esse cultivo agora mesmo
Quanto tempo leva para a colheita do biribá
Feito o cultivo com todas as necessidades que o biribazeiro precisa, as sementes tenderão a germinar em 1 a 2 meses no máximo, cerca de 40 a 60 dias. A partir daí, as mudas irão começar a se desenvolver ao longo dos meses após a germinação.

Quanto ao tempo para dar realmente as frutas, a árvore começará frutificar a partir do seu quarto a quinto ano de vida. Quanto a época para isso acontecer, irá variar de acordo com a região, mas, no geral, acontece entre o mês de janeiro e maio. Após cultivar biribá, você terá uma árvore de grande porte e beleza em sua localidade, por isso, continue cuidando dela e realizando as podas para manter sua saúde e estrutura.

Não perca: Veja como plantar citronela no jardim e os benefícios que ela traz

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.