Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como replantar cebolinha de folha e fazer mudas? Confira o jeito certo e tenha uma hortaliça saudável!
Como replantar cebolinha de folha e fazer mudas? Confira o jeito certo e tenha uma hortaliça saudável! "Fonte: Canva"

Como replantar cebolinha de folha e fazer mudas? Confira o jeito certo e tenha uma hortaliça saudável!

Jarinu – SP, 18 de junho de 2022, por Keila Mota – A cebolinha de folha, originária da Europa, traz muito mais sabor a diversos pratos em nossa culinária. Juntamente com a salsinha e o coentro, formam o que chamamos de cheiro verde.

Pensando em recuperar sua plantação de cebolas verdes, que pensou não ter mais jeito? Talvez você seja principiante na arte da plantação. Logo, nosso blog trouxe dicas práticas e assertivas para que consiga recuperar sua horta de cebolas da forma correta.

Confira: Faça a melhor costela com mandioca que você já comeu: sabor incrível!

Como replantar cebolinha de folha e fazer mudas? Confira o jeito certo e tenha uma hortaliça saudável! Como replantar cebolinha de folha e fazer mudas? Confira o jeito certo e tenha uma hortaliça saudável! “Fonte: Canva”
Por que a cebolinha de folha começa a afinar?
Frequentemente, nos deparamos com uma hortinha de cebolas com folhas ficando mais afinadas e com uma aparência não muito saudável. Isso acontece porque, na maioria das vezes, essas folhas ficam sem espaço suficiente para seu desenvolvimento.

Geralmente são plantadas em espaços menores, como em vasos. Dessa forma, ao expandirem, ficam comprimidas e passam a necessitar de mais nutrientes. Assim, uma folhinha começa a roubar o nutriente da outra, devido a essa deficiência de espaço. Então, o que fazer?

Leia mais: Folha de Aroeira é boa para inflamação? Aprenda o jeito certo de usar
Como fazer muda?
Acima de tudo, se as folhas da cebolinha começaram a aumentar, o jeito é fazer o replantio delas. Em outras palavras, elas devem ser transferidas para um espaço que melhor as comporte. Assim, sua horta estará bem garantida.

Antes de mais nada, segure todas as folhas com a mão e puxe-as sem medo pelas raízes de uma vez só. Cada raiz equivale a uma muda. Agora, corte uma grande parte da raiz, deixando apenas um pedaço. Igualmente, corte as folhas cerca de (2) dois dedos acima do bulbo.
Hora de replantar as mudas da cebolinha
Em primeiro lugar, escolha o local onde plantará cada muda e a coloque um pouco inclinada. Desse modo, facilita no momento de regá-la, pois se a água entrar diretamente dentro das folhas, apodrece rapidamente o bulbo. Com o passar do tempo, a cebolinha de folha se endireita automaticamente.

Do mesmo modo, é de suma importância que as raízes tenham sido bem aparadas. Isso porque, se as folhas forem plantadas com a raíz extensa, seu processo de desenvolvimento fica mais lento. Adube com esterco de aves, pois possuem bastante nitrogênio, que é o que a cebolinha de folha necessita.

Sobretudo, plante em local que permita a cebolinha de folha receber apenas claridade, sem expor ao sol, até brotar de vez. Por fim, não jogue fora as raízes que foram aparadas. Portanto, use-as como adubo. Desejo sucesso em sua horta e até a próxima!

Não deixe de conferir também: Folha de eucalipto tem inúmeros benefícios para a saúde? Saiba tudo sobre ela agora mesmo

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; ambos pela Rock University.