Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantar pequi (reprodução Canva Pro)
Plantar pequi (reprodução Canva Pro)

Posso plantar pequi em regiões mais frias? Saiba mais sobre o cultivo desse tradicional fruto do Cerrado

Salvador, 18 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – A Caryocar brasiliense, conhecida também por pequi, é uma fruta originária do cerrado brasileiro e seu nome vem do Tupi, que significa “pele espinhenta”. Esse fruto é bastante utilizado na culinária do nordeste, centro oeste e norte de minas e é utilizado no preparo de doces e pratos típicos. Desse modo, para apreciar a utilidade desse fruto exótico, aprenda como plantar pequi diretamente da sua casa.

O seu significado faz jus à sua aparência. Seu fruto é rodeado de espinho, possui o tamanho de uma maçã e sua polpa é carnuda e sedosa com sabor e aroma intensos. Ademais, suas folhas ricas em tanina fornecem uma tinta bastante utilizada pelas tecelãs. Portanto, esse fruto pode ser aproveitado de diversas maneiras, assim, aprenda abaixo como plantar pequi seguindo os cuidados essenciais para o manejo da planta.

Acesse: Aprenda a plantar pimenta-jalapeno em vaso; conheça mais sobre ela que é o ingrediente principal do molho tabasco
Preparo da muda
O plantio do pequi pode ser feito tanto por semeadura quanto pelo preparo das mudas. E, esse segundo método será o ensinado por nós. Dessa maneira, o primeiro passo para fazer a muda de pequi é mergulhar o fruto na água e deixar de molho por cerca de quatro dias, facilitando a retirada da polpa. Assim, o próximo passo é retirar a polpa com um jato de água e deixar a semente secar completamente durante dois dias.

Em sequência, é necessário realizar um tratamento de modo a acelerar a germinação da semente utilizando ácido gibérico, encontrado em casas de agropecuária. Em um recipiente misture a substância com um pouco de álcool e 4 litros de água, mexendo bem para que o produto se dissolva.

Logo, é preciso deixar a semente descansar na mistura por quatro dias para que de fato o plantio seja realizado. Por fim, coloque as sementes já tratadas em uma sementeira composta apenas por areia, regando até três vezes ao dia. Após as sementes germinarem, você pode transferir para tubetes com uma proporção de seis partes de terra com duas de adubo de esterco curtido e uma de areia. Assim, após 7 meses, a muda terá cerca de 40 centímetros e estará pronta para o cultivo.
Plantio do pequi
De acordo com o site Embrapa, por ser uma espécie originária do Cerrado, o pequizeiro tem preferência por climas mais quentes e chuvosos, evitando, portanto, o seu plantio em regiões mais frias. Após ter a terra preparada com a proporção utilizada para o cultivo das mudas, é hora de dar continuidade ao processo de plantio.

O solo deve ser profundo, bem drenado. Uma vantagem desse tipo de plantio é o fato de que ele não pede solos tão férteis, se adaptando a solos ácidos como os do cerrado. Assim, faça o plantio no período mais chuvoso. Suas mudas devem ser colocadas em cova 40 cm x 40 cm x 40 cm. Ainda, de modo que as mudas de fato sobrevivam, utilize aquelas com folhas mais rígidas e encharque com água durante o plantio.

Confira agora: Como plantar TOMATE CEREJA: confira dicas de quem entende do assunto para ter muitos frutos!

Plantar pequi (reprodução Canva Pro) Plantar pequi (reprodução Canva Pro)
Controle de pragas e doenças
Algumas doenças e pragas podem acometer o pé do seu pequizeiro, como por exemplo o aparecimento de cupins e de formigas. Assim, para o controle você pode fazer a destruição mecânica do cupineiro com aplicação de cupincidas e de formicidas no caso do ataque constante das formigas, evitando assim que esses pequenos insetos acessem as folhas da planta.

Quanto às doenças, as principais que podem surgir incluem a podridão-de-raízes e ferrugem-das-folhas. Assim, para evitar o aparecimento da primeira, evitar regas excessivas na fase da adubação e usar substrato com até 10% de esterco. Por outro lado, para minimizar a ferrugem-das-folhas, aposte em pulverizações com fungicidas cúpricos.
Quanto tempo leva para dar frutos?
Para quem quer ter um pé de pequi bem desenvolvido é preciso ter bastante paciência. O pequizeiro precisa de em média 5 anos de trabalho e cuidados para que a planta gere seus primeiros frutos. Mas, a verdade é que vale a pena esperar, pois o resultado é o surgimento de pequenos frutos deliciosos e bastante úteis para o ramo culinário.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que, agora, você saiba o passo a passo e todos os cuidados essenciais para plantar pequi em seu quintal. Ademais, compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece e os deixe por dentro do que é necessário para o cultivo da árvore do cerrado.

Veja já: Como plantar coentro em saquinho: faça isso mesmo sem quintal, vai florir muito!

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.