Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Glúten faz bem? Saiba tudo sobre o consumo e quando ele deve ser evitado - Reprodução Canva
Glúten faz bem? Saiba tudo sobre o consumo e quando ele deve ser evitado - Reprodução Canva

Glúten faz bem? Saiba tudo sobre o consumo e quando ele deve ser evitado

Belo Campo, 15 de junho de 2022, por Lídia Meireles – Presente na farinha de trigo e seus derivados, além de outros cereais, o glúten é responsável por dar sabor e liga aos alimentos. Se por um lado essa proteína pode deixar pães e bolos mais macios e fofinhos, por outro, há quem diga que esta substância pode trazer alguns prejuízos para a saúde.

Então, para te manter bem informado (a), o Agro Notícias irá compartilhar com você alguns pontos importantes a esse respeito. Afinal, o glúten é usado pela indústria em vários tipos de alimentos e entender como a proteína se comporta no seu organismo é de suma importância.

Leia também: Vale a pena repetir a importância de consumir aveia: confira 5 motivos para adicioná-la a sua dieta
O que é o glúten e por que faz mal?
Conforme indica Lívia Inácio em sua matéria para o portal Uol, publicada no dia 06 de agosto de 2021, o glúten é uma combinação da gliadina e da glutenina. Juntas, essas duas proteínas têm a função de melhorar a textura dos alimentos. Sendo assim, são de muita valia para a indústria alimentícia.

Apesar de todas as vantagens em relação ao aspecto e sabor dos alimentos, você precisa saber que ainda não há comprovação dos benefícios do glúten no organismo. Ao contrário disso, a busca por alimentos livres dessa proteína está cada vez maior.

Segundo relata Eduardo Nunes, em matéria do dia 12 de maio de 2021 para o site Terra, por ser alergênico, o glúten faz mal para pessoas sensíveis à substância. Além disso, quem tem a doença celíaca não pode consumi-lo. Fora isso, para pessoas saudáveis, não há evidências comprovadas de algum malefício.

Ademais, leia: Quais os benefícios do consumo do milho? Aprenda mais sobre o queridinho do São João aqui

Glúten faz bem? Saiba tudo sobre o consumo e quando ele deve ser evitado - Reprodução Canva Glúten faz bem? Saiba tudo sobre o consumo e quando ele deve ser evitado – Reprodução Canva
Glúten engorda?
Se você quer reduzir suas medidas, optar por uma dieta sem glúten pode ser uma boa escolha. Como dito anteriormente, assim como não há benefícios, também não há malefícios para quem tem uma boa saúde. Todavia, o fato de que a maioria dos alimentos que possuem essa proteína também tem muita caloria, certamente, podem engordar.

Contudo, ao iniciar uma dieta sem glúten você deverá fazê-lo sob a orientação de um profissional da nutrição. Tendo em vista que todos os nutrientes e fibras são indispensáveis para evitar doenças, buscar ajuda é fundamental. Somente um especialista estará apto a fazer a substituição dos alimentos e assim garantir que não haja deficiência de vitaminas importantes.

Você também vai gostar de ler: Qual a diferença da manteiga para a margarina? Veja o que é “menos pior”

Eu sou Norte Mineira, tenho 35 anos. Com formação na área da beleza e uma apaixonada pelos livros. Atualmente sou redatora e escrevo para o site ÉmaisMT. Para críticas ou sugestões, entre em contato. [email protected]