Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Chás que aceleram o metabolismo (reprodução Canva Pro)

3 chás que aceleram o metabolismo; opções naturais para fazer facilmente em casa, veja

Salvador, 21 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. Os chás nada mais são bebidas naturais feitas a partir da infusão de folhas, flores, ou raízes de plantas com água quente. Dessa forma, essas bebidas, no geral, possuem diversos nutriente e substâncias que proporcionam inúmeros benefícios à saúde. E para quem busca uma vida mais saudável, aliada a uma dieta equilibrada para perda de peso, existem também os chás que aceleram o metabolismo, ajudando na queima calórica.

Dessa maneira, reunimos para você, em nossa matéria, 3 chás que aceleram o metabolismo, facilitando o processo de emagrecimento. Portanto, pegue papel e caneta e anote tudo o que você precisa saber sobre o preparo dessas bebidas potentes.

Acesse agora: Chá para gases? Confira agora as melhores opções e evite a dor causada por excesso de gases!
Por que algumas pessoas têm o metabolismo lento?
O metabolismo nada mais é um conjunto de reações químicas que nosso organismo realiza em relação às necessidades estruturais e energéticas de um ser vivo. Desse modo, quem apresenta um metabolismo mais lento, tem um processo de digestão dos alimentos mais demorado e, assim, o corpo demora para receber os nutrientes necessários. Logo, o metabolismo mais lento leva ao aparecimento de sintomas como o ganho de peso, a fadiga, falta de energia, dificuldade em perder peso e até mesmo queda de cabelo.

Essa taxa metabólica pode variar de pessoa para pessoa, considerando fatores genéticos, de envelhecimento, influência dos hormônios ou obesidade, além dos hábitos como a alimentação, sono, hidratação e exercícios. Contudo, existem algumas estratégias que atreladas aos bons hábitos, podem ajudar no processo de aceleração do metabolismo, como o consumo de alguns chás.
1. Chá de cúrcuma com limão
De acordo com a revista Metrópoles, em 19 de maio de 2019, a combinação da cúrcuma com o limão pode criar um grande aliado para acelerar os níveis metabólicos. A Curcuma zanthorhiza é conhecida popularmente como açafrão, uma raiz que possui a curcumina como substância ativa, que auxilia na perda de peso e diminuição da gordura no fígado. Ademais, o Citrus lemon, conhecido popularmente como limão, possui um efeito diurético e contém o limoneno, que também auxilia na queima de gordura. Confira agora os ingredientes e o modo de preparar o chá:

1 colher de chá de cúrcuma em pó;
Suco de 1 limão;
150 ml de água fervente.

Assim, você precisará apenas acrescentar a cúrcuma em pó e o suco do limão à água fervente. Após esse processo, deixe tampado em infusão por cerca de 15 minutos e pode consumir três xícaras ao dia antes das refeições. Lembre-se de consumir o chá após o preparo, pois, em algumas horas depois ele já pode estar oxidado, perdendo nutrientes.

Confira logo: Como usar camomila para desinchar o rosto; veja como fazer aplicar essa máscara caseira facial

Chás que aceleram o metabolismo (reprodução Canva Pro) Chás que aceleram o metabolismo (reprodução Canva Pro)
2. Chá-mate com canela
Outra opção essencial para o aumento do metabolismo é o chá-mate com canela. O chá da erva-mate, de nome cientifico Ilex paraguariensis, possui consideráveis quantidades da cafeína, substância estimulante que auxilia no aumento do metabolismo. Assim, a erva favorece a queima de gordura, além de conferir mais energia para a realização de exercícios físicos. Por outro lado, a canela (Cinnamomum zelanicum) auxilia no metabolismo da insulina, controlando a absorção de açúcar e, consequentemente, evitando o acúmulo de gordura. Veja agora os ingredientes e modo de preparo:

2 colheres de chá de erva-mate ou 2 saquinhos do chá;
1 canela em pau;
200 ml de água.

Para preparar, coloque a água no fogo e após levantar fervura, acrescente e a erva-mate e a canela em pau e deixe ferver por mais 5 minutos. Desligue o fogo e deixe em infusão durante 10 minutos e consuma até 3 xícaras ao dia.
3. Chá de gengibre
Por último, mas não menos importantes, são as propriedades termogênicas presentes no chá de gengibre. Além de cumprir sua função de aumento do metabolismo, o Zingiber officinale, também conhecido por gengibre, é rico em compostos antioxidantes que evitam os efeitos do estresse oxidativo que o acúmulo causados pela gordura geram. Veja agora os ingredientes necessários e como preparar a bebida:

1 pedaço pequeno de gengibre;
1 rodela de limão;
500 ml de água.

Portanto, adicione o gengibre na panela junto com a rodela de limão e coloque a água em seguida, deixando ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e deixe o chá de gengibre em infusão aproximadamente por 15 minutos e tome logo em seguida . O recomendado é ingeri-lo até 3 vezes ao dia antes das refeições.

Por fim, nós do portal Agro Noticias esperamos ter te ajudado com esses três chás que aceleram o metabolismo, auxiliando na queima calórica. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo com quem você conhece e os ajude também no processo de emagrecimento utilizando essa bebida incrível.

Veja já: Afinal, chá de camomila com hortelã emagrece? Entenda como essa bebia natural de fato age e veja como prepará-la

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.