Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Dizem que ele não tem graça; mas plantar chuchu não trará arrependimentos - Reprodução: Canva Pro
Dizem que ele não tem graça; mas plantar chuchu não trará arrependimentos - Reprodução: Canva Pro

Dizem que ele não tem graça; mas plantar chuchu não trará arrependimentos

São João do Paraíso, 20 de junho de 2022, por Ana Meireles – Quer ter verdura fresquinha na hora de preparar o cardápio e ainda economizar? Continue aqui para aprender a plantar chuchu e potencializar sua saúde com essa hortaliça maravilhosa.

O chuchu, ou Sechium edule, é um legume muito popular no Brasil. A princípio, é formado em sua maioria por água e possui sabor suave; motivo pelo qual muita gente o acha insosso. No entanto, é rico em nutrientes e propriedades curativas que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Sendo assim, vale a pena plantar chuchu no quintal e aproveitar com fartura os seus benefícios.

Veja também: Saiba tudo que precisa para ter a yucca no jardim de sua casa; do plantio aos cuidados essenciais

Dizem que ele não tem graça; mas plantar chuchu não trará arrependimentos - Reprodução: Canva Pro Dizem que ele não tem graça; mas plantar chuchu não trará arrependimentos – Reprodução: Canva Pro
Qual é a época de plantar chuchu?
De antemão, entenda plantar chuchu pode ser em praticamente todas as estações. Todavia, o inverno é o menos indicado, uma vez que as temperaturas amenas podem interferir no desenvolvimento da planta.

Saiba mais: Como fazer um jardim de ervas: veja essas dicas e quais espécies escolher para começar
Como plantar chuchu em casa
De acordo com artigo de Cecilia Felippe Nery, em colaboração com o Viva Bem do Uol, no dia 04 de outubro de 2021, plantar chuchu é uma tarefa fácil. Embora sua origem seja mexicana, ele se dá bem em quase todo lugar. Sendo assim, hoje, o Agro Notícias preparou um passo a passo super simples para te ensinar.

Em primeiro lugar, separe um chuchu maduro e aguarde até os brotos aparecerem. Nesse ínterim, preencha um vasinho com terra e adubo orgânico. Feito isso, deite-o em uma cova na superfície do solo de modo que uma parte do broto fique enterrada e a outra fique para fora. Afinal de contas, para que ele se desenvolva, a raiz precisa de contato com a terra.

Por fim, coloque uma estaca próximo à planta para que as ramas possam subir à medida que vão crescendo. Agora, é só manter a rega regular e em poucos dias sua mudinha estará pronta para ser plantada em local definitivo.

Definitivamente, para plantar chuchu no quintal, é necessário escolher um lugar que tenha incidência de luz solar ao menos algumas horas por dia. Em seguida, é só revolver a terra para ficar bem fofinha e fazer a adubação orgânica. Por último, acomode a muda da sua hortaliça e faça um estaleiro para sustentar os ramos. Pronto, mantenha os cuidados básicos e dentro de alguns meses estará colhendo legumes saudáveis para incrementar as suas receitas e servir à sua família.

Antes de você ir embora, fique sabendo: Descomplicamos para você plantar jatobá; confira esse passo a passo super simples e eficiente

Nascida e enraizada no norte de Minas, mas como o coração e pensamentos itinerantes. A propósito, sou mãe de Luiz Otávio, amante dos livros e da boa música. Para mais, técnica em enfermagem atuante desde 2009. Atualmente, atuando também como redatora do Folha Go e do ÉmaisMT.