Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Farinha de berinjela (reprodução Canva Pro)

Conheça os benefícios da farinha de berinjela e algumas dicas de como adicioná-la a sua rotina alimentar

Salvador, 13 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. A berinjela, também chamada Solanum melongena é um vegetal com alto teor de vitaminas e nutrientes essências para quem busca uma dieta de qualidade. Mas, você sabia que é possível gerar um subproduto a partir desse legume? A farinha de berinjela, portanto, consegue trazer diversos benefícios para a saúde.

Ademais, esse produto pode ser facilmente encontrado em casas de produtos naturais ou, pode até mesmo ser produzido em casa. Podendo, então, ser acrescentada a saladas, iogurtes, sucos e frutas, além de poder ser adicionada em preparações como pães, biscoitos bolos ou panquecas. Portanto, continue conosco nessa matéria e descubra o verdadeiro potencial da farinha de berinjela para a manutenção do organismo.

Acesse: Saborosa já sabemos que ela é; mas você conhece os demais benefícios da groselha para a saúde? Surpreenda-se
Fonte de antioxidantes
A farinha de berinjela é rica em antioxidantes graças a cor arroxeada da berinjela. Desse modo, as antocianinas presentes na casca, que conferem essa tonalidade, atuam no combate do estresse oxidativo das células. Portanto, esses flavonoides são essenciais para a destruição dos radicais livres, assim, proporcionando diversos benefícios ao corpo. Um deles é a prevenção de doenças crônicas, como a diabetes.

Não apenas, a interrupção do estresse oxidativo também favorece a prevenção do envelhecimento precoce. Isso estimula a diminuição da flacidez da pele e retarda o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Melhora o intestino
As fibras alimentares são carboidratos indigeríveis, essenciais para o bom funcionamento do intestino. Logo, a farinha de berinjela é rica nessas fibras, auxiliando no alcance da quantidade de fibras diárias (25g), uma vez que em apenas uma colher de sopa possui 3,6g.

Mas, qual o motivo dessa substância ser tão importante? As fibras auxiliam na hidratação do bolo fecal, favorecendo a movimentação das fezes no trato intestinal e facilitando a evacuação. Ademais, as fibras também servem de alimento para as bactérias boas que compõe a microbiota do intestino, assim, mantendo o equilíbrio e saúde desse sistema.

Confira também: A beterraba em conserva é saborosa e mantém os mesmo benefícios para a saúde; veja

Farinha de berinjela (reprodução Canva Pro) Farinha de berinjela (reprodução Canva Pro)
Ajuda no processo de emagrecimento
Ademais, de acordo com o site G1, em 06 de novembro de 2014, a farinha de berinjela se faz útil também no processo de emagrecimento. Isso ocorre justamente por ter baixo teor em gorduras e pela presença das fibras solúveis. Desse modo, as fibras formam uma espécie de “gel” no estômago, retardando o processo de digestão dos alimentos. Assim, gera mais saciedade ao longo do dia e, consequentemente, diminui a ingestão calórica.
Fortalece o sistema imunológico
Outro benefício incrível desse subproduto é seu potencial em melhorar a função do sistema imunológico. A farinha de berinjela, portanto, contém saponinas, flavonoides e catequinas, compostos bioativos que possuem ações antioxidante e antibacterianas que ajudam no fortalecimento dos glóbulos brancos, essenciais para a defesa do organismo. Assim, facilitando no combate de alergias, infecções, por exemplo.
Como preparar a farinha de berinjela
Após aprender os benefícios que a farinha de berinjela pode proporcionar ao organismo, é hora de aprender a preparar esse produto potente direto da sua casa. Para isso você precisará apenas de 1kg de berinjela e seguir o passo a passo indicado.

Inicie lavando e secando bem as berinjelas, fatiando-as finamente com a casca. Após, coloque em uma forma com papel alumínio e leve para o forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 2 horas, ou até desidratar completamente. Por fim, após ficarem mornas, bata no mixer ou em liquidificador até ganhar a consistência de farinha. Pronto, sua farinha de berinjela está apta para consumo. Assim, guarde-a em um recipiente limpo e vedado por até 1 mês.

Por fim. Nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido todos os benefícios da farinha de berinjela para a manutenção da sua saúde. Ademais, que você agora saiba como preparar esse subproduto em casa de maneira simples e rápida.

Veja já: Chá de Tulsi, já ouviu falar? Conheça os benefícios incríveis dessa bebida natural

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.