Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
A planta do paisagismo: veja agora como plantar ixora e cuidar dessa espécie (Reprodução: Pixabay)
A planta do paisagismo: veja agora como plantar ixora e cuidar dessa espécie (Reprodução: Pixabay)

A planta do paisagismo: veja agora como plantar ixora e cuidar dessa espécie

Salvador, 02 de julho de 2022, por Marlon Batista – Você provavelmente já viu uma planta arbusto com cachos de flores de pequenas pétalas vermelhas ou amarelas. Se trata da ixora, uma planta famosa na decoração de diversos locais públicos como parques, condomínios, áreas externas de casas, praças e etc . Assim, nós do Agro Notícias, vamos te ensinar a como plantar ixora para você utilizá-la na decoração do ambiente.

Dentre as vantagens de se plantar ixora está a sua versatilidade e uso no paisagismo, é uma planta consideravelmente resistente e possui grande variedade de espécie e cores. Além disso, sua floração merece destaque devido à sua beleza. Como ela gosta de climas quentes, sendo uma planta de clima tropical, se torna perfeita para quem mora no Brasil.

Ademais, leia: Veja como cultivar a flor de jacinto em casa; deixe os ambientes encantadores com sua beleza

A planta do paisagismo: veja agora como plantar ixora e cuidar dessa espécie (Reprodução: Pixabay) A planta do paisagismo: veja agora como plantar ixora e cuidar dessa espécie (Reprodução: Pixabay)
Como cultivar ixora
Segundo uma matéria publicada por Bruna Cezario, em 2 de agosto de 2021, no site Casa e Jardim, o cultivo da ixora pode ser realizado através das sementes da planta. No entanto, assim como qualquer outra planta, a ixora necessita de alguns cuidados para ter o seu crescimento e desenvolvimento saudável. Logo, confira o que se deve fazer para plantar a ixora.
Preparo do solo
O solo ideal para o plantio da ixora é um solo arenoso, bem drenado e, preferencialmente, que seja levemente ácido. O solo ainda precisa ser fértil, sendo rico em matéria orgânica. Assim, você pode colocar algum composto orgânico como turfa e algum componente para elevar um pouco a acidez do substrato.
Luz solar
A ixora é uma espécie que adora clima quente e contato direto com o Sol. Dessa forma, para o bom desenvolvimento da planta você deve deixar a planta exposta à luz solar direta. Caso não consiga fazer isso por algum motivo, procure no mínimo deixar a planta em um local com mais iluminação possível.
Rega
Ao cultivar a ixora, você deverá realizar a rega da planta por cerca de três vezes na semana. Nunca deixe o solo da ixora encharcado, pois isso irá comprometer a saúde da planta. Por isso, utiliza-se o solo bem drenado, para evitar justamente que o substrato fique encharcado. Dessa maneira, foque em deixar umedecer o solo quando notar que ele estiver seco, ou seja, sempre procure o deixar úmido, mas nunca cheio de água.
Poda
A poda é importante para a ixora assim como qualquer outra planta e por isso, a realize quando a planta estiver mais desenvolvida após a fase de crescimento. No entanto, é importante ainda você realizar a poda para dar aquele formato bem redondinho do arbusto, retire os ramos desgastados e folhas secas.

Leia também: Que tal flores carnívoras no quintal? Saiba mais sobre esse cultivo agora mesmo
Quando a ixora floresce?
Tomando todos os cuidados ao plantar ixora, a ixora irá tomar a sua forma arbustiva alcançando uma altura de no máximo 2,5 cm. Contudo, o período da sua floração se dá entre os períodos da primavera e o verão, mas pode acontecer durante o ano todo caso o clima da região seja quente e se for adubada corretamente durante o ano. As flores da ixora conferem um charme único da planta graças a sua forma de buquê, delicadeza e suas belas cores.

Não perca: Cultivar cebolinha verde em vaso: agora ficou muito mais fácil tê-las em seu jardim de temperos

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.