Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Aprenda a fazer conserva de tomate e surpreenda positivamente na hora do aperitivo (Reprdoução: Pexels)
Aprenda a fazer conserva de tomate e surpreenda positivamente na hora do aperitivo (Reprdoução: Pexels)

Aprenda a como fazer conserva de tomate e surpreenda positivamente na hora do aperitivo

Salvador, 05 de junho de 2022, por Elen Camila — O tomate, embora seja cientificamente considerado como uma fruta, é amplamente utilizado como um legume em pratos como grãos e saladas. Por isso, essa frutinha está presente no dia a dia do paladar brasileiro. Ele é uma fruta rica em vitaminas A, K e C. Além de possuir antioxidantes em sua composição, trazendo inúmeros benefícios a saúde, o que pode ser um incentivo para que você opte por fazer a conserva de tomate.

A conserva de tomate pode ser uma maneira econômica e simples de fazer com que o tomate dure mais tempo e de um jeito saboroso! O processo é simples e rápido, leva apenas alguns ingredientes e pode ser feito em casa. Você pode escolher qual o tipo de tomate deseja para fazer a conserva. Nesse sentido, o tomate-cereja pode ser uma boa opção se deseja usar em saladas. Por isso, nós do Agro Notícias separamos um espaço para te contar como montar essa saborosa conserva.

Leia mais: Quer dar novos passos na cozinha? Veja como desidratar tomates e saiba os benefícios de fazer em casa

Aprenda a fazer conserva de tomate e surpreenda positivamente na hora do aperitivo (Reprdoução: Pexels) Aprenda a fazer conserva de tomate e surpreenda positivamente na hora do aperitivo (Reprdoução: Pexels)
Como é que faz a conserva de tomate?
Para fazer conserva de tomate não é necessário muito tempo ou ingredientes. Pensando nisso, em 04 de novembro de 2018, Vanessa Chaves publicou no site do G1 uma matéria abordando como fazer conserva de tomate. Separe os seguintes itens para fazer a sua conserva:

1 kg de tomate maduro;
1 colher (de chá) de sal;
2 colheres (de sopa) de açúcar;
Azeite;
Alho;
Folhas de louro;
Pimenta do reino.

Você também pode optar por escolher outros condimentos, como pimenta calabresa em flocos. A intenção é que essa não seja uma receita complexa, por isso, você pode escolher o que estiver na geladeira. Agora, siga os seguintes passos:

É importante que os potes estejam devidamente higienizados. Para isso, ferva os potes e deixe-os secar com a boca virada para um pano limpo e seco;
Corte os tomates ao meio, e retire as sementes;
Adicione os tomates devidamente cortados em uma forma untada com azeite.
Em um pequeno recipiente, misture sal e açúcar em quantidades equivalentes e jogue pitadas em cada tomate a fim de conservar o fruto;
Adicione folha de louro e alho a forma;
Aplique mais uma camada de azeite;
Após montar a forma, leve ao fogo baixo;
Observe sempre a aparência dos tomates, e quando estiverem com a aparência seca, retire do forno;
Unte o pote de vidro com azeite e adicione os tomates secos;
Adicione o louro e o alho, depois, mais tomates. Faça esse processo como em camadas, e depois feche e guarde o pote em um local escuro e seco.

Em seguida, veja: Por que não devo colocar tomate na geladeira? Nunca mais erre quando for guardar
Quanto tempo dura tomate em conserva?
A conserva de tomate não possui validade, assim, ela pode durar por meses. Em geral, você pode consumir até que o gosto permaneça agradável e saboroso. Porém, é importante que mantenha o pote guardado em um local seco e escuro e higienize corretamente antes de adicionar a conserva. Isso porque, se o pote for mal higienizado e estiver exposto a lugares úmidos e com muita incidência solar, esses fatores podem colaborar com a proliferação de bactérias na sua conserva.

Veja também: Fortalece os fios e alivia dores: 7 vantagens do tomate que você não pode ignorar mais, confira