Quer dar novos passos na cozinha? Veja como desidratar tomates e saiba os benefícios de fazer em casa

O tomate, de nome científico Solanum Lycopersicum, é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Não à toa, ele também é uma opção constante como matéria-prima para a indústria alimentícia. O fruto pode ser consumo in natura, no preparo de saladas, sua versão industrializada como molhos e passatas também. Mas, você sabe desidratar tomates e utilizar uma versão diferente do alimento em seus preparos?

Portanto, descubra já em nossa matéria como desidratar tomates em casa e dê novos passos na cozinha. Assim você inova em receitas e dá mais sabor aos alimentos. Ademais, constate as vantagens desse método de conservação e os benefícios para a saúde ao consumir os tomates desidratados.

Acesse agora: Fortalece os fios e alivia dores: 7 vantagens do tomate que você não pode ignorar mais, confira
Qual a vantagem de desidratar o tomate?
Desidratar os alimentos pode ser uma estratégia interessante que, além de preservar os nutrientes do tomate, não requer a utilização de conservantes. Ademais, processar os tomates dessa maneira é uma ótima opção para quem não pode ou não gosta de ir toda semana ao supermercado, ou nas feiras. Afinal, eles podem durar em média 2 meses na geladeira. Além disso, os tomates secos são muito saborosos e seu sabor é concentrado devido à remoção da água. Tudo isso sem mencionar o quanto são fáceis de armazenar e pode ser facilmente transportados aonde quer que você vá.
Passo a passo para desidratar tomates
Conforme Vanessa Chaves, em colaboração com o site G1, em 01 de novembro de 2011, para fazer o processo de desidratação do tomate são necessários alguns ingredientes. Portanto, separe papel e lápis e anote o que e necessário para a realização da sua receita e todo passo a passo correto para o preparo dos seus tomates secos.

1 kg de tomate maduro;
1 colher de chá de sal;
2 colheres de sopa de açúcar;
Azeite de oliva;
Folhas de louro;
Pimenta-do-reino.

Para iniciar, comece fazendo a higienização dos tomates. Nesse sentido, lave-os bem e deixe em uma solução de hipoclorito de sódio com água, de modo a retirar todos os micro-organismos do alimento. Após esse passo, corte os tomates ao meio em um sentindo longitudinal (em pé), retirando as sementes e a poupa também. Aqui você pode aproveitar para reservá-las para usar em outros preparos.

Assim, em uma forma, monte uma camada de azeite e coloque em seguida os tomates cortados. Após isso, faça uma mistura com sal e açúcar em um recipiente pequeno e disponha nos tomates. Em seguida, aromatize seu tomate seco com folhas de louros e com alho e pimenta-do-reino. Dessa maneira, com a forma já montada, coloque-a com os tomates em forno baixo e na grade mais alta para não queimar.

O fruto deve ficar em baixa temperatura até que a pele do tomate fique com aspecto seco, que varia entre uma a uma hora e meia, dependendo de cada tipo de forno. Pronto! Seus tomates secos já estão aptos para o consumo, sendo normal que ganhem uma aparência escurecida devido ao açúcar presente no tempero.

Veja também: Semente de tomate faz mal? Veja se essa parte do fruto é apropriada para consumo

Desidratar tomates (reprodução Canva Pro) Desidratar tomates (reprodução Canva Pro)
Benefícios do consumo dos tomates desidratados
O consumo do tomate seco no dia a dia pode ser bastante vantajoso para a manutenção da saúde do seu organismo. Por ser um fruto rico em vitamina A, o tomate seco pode retardar o envelhecimento precoce e melhorar o aspecto da pele. Além disso, promove a saúde dos olhos também. Ademais, a vitamina K e o cálcio presentes no tomate fortalece e ajuda na reparação dos ossos, evitando o processo degenerativo.

E não para por aí, o potássio, também presente no alimento, pode ajudar a regular os níveis da pressão arterial, mantendo-os estáveis. Essa vantagem é essencial para quem sofre do problema. Os bioflavonoides e o carotenoides são aliados de quem possui dores crônicas, contribuindo para a redução da inflamação e a sensação de dores.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido o passo a passo correto para desidratar tomates e ter em casa uma prática e deliciosa conserva. Ademais, que veja todas as vantagens de aderir ao método de conserva e os benefícios para sua saúde ao adicionar os tomates desidratados em sua alimentação.

Confira logo: Suco de tomate com laranja: descubra todos os benefícios

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar ler mais