Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Desidratar tomates (reprodução Canva Pro)
Desidratar tomates (reprodução Canva Pro)

Quer dar novos passos na cozinha? Veja como desidratar tomates e saiba os benefícios de fazer em casa

O tomate, de nome científico Solanum Lycopersicum, é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Não à toa, ele também é uma opção constante como matéria-prima para a indústria alimentícia. O fruto pode ser consumo in natura, no preparo de saladas, sua versão industrializada como molhos e passatas também. Mas, você sabe desidratar tomates e utilizar uma versão diferente do alimento em seus preparos?

Portanto, descubra já em nossa matéria como desidratar tomates em casa e dê novos passos na cozinha. Assim você inova em receitas e dá mais sabor aos alimentos. Ademais, constate as vantagens desse método de conservação e os benefícios para a saúde ao consumir os tomates desidratados.

Acesse agora: Fortalece os fios e alivia dores: 7 vantagens do tomate que você não pode ignorar mais, confira
Qual a vantagem de desidratar o tomate?
Desidratar os alimentos pode ser uma estratégia interessante que, além de preservar os nutrientes do tomate, não requer a utilização de conservantes. Ademais, processar os tomates dessa maneira é uma ótima opção para quem não pode ou não gosta de ir toda semana ao supermercado, ou nas feiras. Afinal, eles podem durar em média 2 meses na geladeira. Além disso, os tomates secos são muito saborosos e seu sabor é concentrado devido à remoção da água. Tudo isso sem mencionar o quanto são fáceis de armazenar e pode ser facilmente transportados aonde quer que você vá.
Passo a passo para desidratar tomates
Conforme Vanessa Chaves, em colaboração com o site G1, em 01 de novembro de 2011, para fazer o processo de desidratação do tomate são necessários alguns ingredientes. Portanto, separe papel e lápis e anote o que e necessário para a realização da sua receita e todo passo a passo correto para o preparo dos seus tomates secos.

1 kg de tomate maduro;
1 colher de chá de sal;
2 colheres de sopa de açúcar;
Azeite de oliva;
Folhas de louro;
Pimenta-do-reino.

Para iniciar, comece fazendo a higienização dos tomates. Nesse sentido, lave-os bem e deixe em uma solução de hipoclorito de sódio com água, de modo a retirar todos os micro-organismos do alimento. Após esse passo, corte os tomates ao meio em um sentindo longitudinal (em pé), retirando as sementes e a poupa também. Aqui você pode aproveitar para reservá-las para usar em outros preparos.

Assim, em uma forma, monte uma camada de azeite e coloque em seguida os tomates cortados. Após isso, faça uma mistura com sal e açúcar em um recipiente pequeno e disponha nos tomates. Em seguida, aromatize seu tomate seco com folhas de louros e com alho e pimenta-do-reino. Dessa maneira, com a forma já montada, coloque-a com os tomates em forno baixo e na grade mais alta para não queimar.

O fruto deve ficar em baixa temperatura até que a pele do tomate fique com aspecto seco, que varia entre uma a uma hora e meia, dependendo de cada tipo de forno. Pronto! Seus tomates secos já estão aptos para o consumo, sendo normal que ganhem uma aparência escurecida devido ao açúcar presente no tempero.

Veja também: Semente de tomate faz mal? Veja se essa parte do fruto é apropriada para consumo

Desidratar tomates (reprodução Canva Pro) Desidratar tomates (reprodução Canva Pro)
Benefícios do consumo dos tomates desidratados
O consumo do tomate seco no dia a dia pode ser bastante vantajoso para a manutenção da saúde do seu organismo. Por ser um fruto rico em vitamina A, o tomate seco pode retardar o envelhecimento precoce e melhorar o aspecto da pele. Além disso, promove a saúde dos olhos também. Ademais, a vitamina K e o cálcio presentes no tomate fortalece e ajuda na reparação dos ossos, evitando o processo degenerativo.

E não para por aí, o potássio, também presente no alimento, pode ajudar a regular os níveis da pressão arterial, mantendo-os estáveis. Essa vantagem é essencial para quem sofre do problema. Os bioflavonoides e o carotenoides são aliados de quem possui dores crônicas, contribuindo para a redução da inflamação e a sensação de dores.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido o passo a passo correto para desidratar tomates e ter em casa uma prática e deliciosa conserva. Ademais, que veja todas as vantagens de aderir ao método de conserva e os benefícios para sua saúde ao adicionar os tomates desidratados em sua alimentação.

Confira logo: Suco de tomate com laranja: descubra todos os benefícios

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.