Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Aprenda a cultivar o funcho no seu canteiro de ervas; tenha os benefícios dessa espécie ao alcance de suas mãos - Reprodução Canva
Aprenda a cultivar o funcho no seu canteiro de ervas; tenha os benefícios dessa espécie ao alcance de suas mãos - Reprodução Canva

Aprenda a cultivar o funcho no seu canteiro de ervas; tenha os benefícios dessa espécie ao alcance de suas mãos

Belo Campo, 02 de julho de 2022, por Lídia Meireles – O Foeniculum vulgare, que também atende pelo nome de funcho, é uma planta medicinal muito popular aqui no Brasil. Por conter várias propriedades seu chá é eficaz para aliviar sintomas de algumas doenças.

Porém, não é só isso, o funcho também pode ser usado na culinária, pois além de aromatizar os pratos, seu caule é um delicioso vegetal. Dessa forma, você poderá usá-lo para incrementar sopas, caldos e saladas.

Ademais, leia: Três chás que são verdadeiros calmantes naturais; veja quais são e como prepará-los
Outros benefícios do funcho
Segundo informações de Carol Fernandes, em sua matéria, escrita para a Revista Globo Rural, em 16 de maio de 2022, um dos principais benefícios dessa erva é proporcionar o relaxamento das paredes do intestino. Agindo assim, o funcho pode melhorar as dores causadas pelas cólicas.

Ademais, para problemas de má digestão, o chá é um santo remédio. Sua indicação para este fim é devido a enorme presença de fibras. Ele contém, ainda, vitaminas e minerais que são de suma importância para a saúde do nosso corpo.

Para as funções terapêuticas você pode contar com o óleo essencial extraído das sementes do funcho. Sua ação anti-inflamatória serve para tratar edemas na pele, melhorar infecções como as de garganta e funciona bem como antisséptico bucal.

Leia também: Chá de hortelã: para que serve e como prepará-lo em casa; confira

Aprenda a cultivar o funcho no seu canteiro de ervas; tenha os benefícios dessa espécie ao alcance de suas mãos - Reprodução Canva Aprenda a cultivar o funcho no seu canteiro de ervas; tenha os benefícios dessa espécie ao alcance de suas mãos – Reprodução Canva
Como cultivar o Foeniculum vulgare em casa
Se você quer usufruir de todos os benefícios do funcho, saiba que o plantio desta espécie é muito simples. A planta de origem mediterrânea, se adaptou muito bem a todas as regiões do país. Além disso, uma vez que você plantar, a reprodução poderá ser feita através de suas próprias sementes. Veja detalhes do cultivo.

Sementes de funcho;
Adubo orgânico ( do tipo usado em hortas ).

1 – Primeiramente você deve preparar o local que deseja plantar depositando o adubo. No entanto, ao escolher a área de plantio certifique-se de que ela receberá a luz direta do sol. Em seguida, você irá colocar as sementes e cobri-las com uma camada fina de terra.

2 – Feito isso, você deverá regar de maneira abundante e manter essa rotina periodicamente. Lembre-se, solo úmido e sol pleno é o terreno favorito do funcho. Este cuidado vai ajudar no desenvolvimento da planta e garantir que ela fique livre das pragas.

Por fim, nós do blog Agro Notícias te agradecemos pela companhia até aqui. Se você deseja saber mais sobre o funcho e outros assuntos, continue nos acompanhando. No caso de dúvidas ou sugestões para futuras melhorias dos conteúdos, deixe por favor nos comentários abaixo.

Você também poderá gostar de ler: Afinal, chá de camomila com hortelã emagrece? Entenda como essa bebia natural de fato age e veja como prepará-la

Eu sou Norte Mineira, tenho 35 anos. Com formação na área da beleza e uma apaixonada pelos livros. Atualmente sou redatora e escrevo para o site ÉmaisMT. Para críticas ou sugestões, entre em contato. [email protected]