Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Aprenda a plantar e cuidar de violetas: tenha essa linda flor no quintal e na janela de sua casa
Aprenda a plantar e cuidar de violetas: tenha essa linda flor no quintal e na janela de sua casa / Reprodução: Canva Pro

Aprenda a plantar e cuidar de violetas: tenha essa linda flor no quintal e na janela de sua casa

Maringá, 13 de junho de 2022, por Denise Watanabe — Hoje, aqui no Agro Notícias, você vai aprender como plantar e cuidar de violetas. Essa plantinha é muito popular nas casas brasileiras, por serem fáceis de cultivar. Além disso, sua diversidade de cores, colabora para uma decoração ainda mais cheia de vida.

Para cuidar de violetas você não precisa de grandes conhecimentos de jardinagem. Entretanto, você precisa conhecer um pouco mais sobre as preferências da plantinha. Assim, com a devida atenção, ela irá retribuir com belas flores.

Veja mais sobre: Flores de campo: conheça essas opções que vão dar ainda mais encanto ao seu jardim

Aprenda a plantar e cuidar de violetas: tenha essa linda flor no quintal e na janela de sua casa Aprenda a plantar e cuidar de violetas: tenha essa linda flor no quintal e na janela de sua casa ? Reprodução: Canva Pro
Como cuidar de violetas
Primeiramente, você precisa saber que as violetas absorvem muita umidade em suas folhas. Portanto, sempre regue apenas o solo. Aliás, você pode colocar água em um pratinho e colocar o vaso para sugar a água, assim, não corre o risco de molhas as folhas. Durante os dias mais frios, prefira colocar água morna, conforme ensina a Gazeta do Povo, em artigo publicado em 21 de abri de 2017.

As violetas são flores muito sensíveis, sendo assim, prefira locais onde não haja incidência de luz solar direta. Entretanto, deixe os vasos em lugares bastante iluminados. Enquanto isso, procure ambientes com temperaturas amenas, ou seja, nem muito frio e nem muito quente. E, de acordo com a publicação do dia 8 de dezembro de 2015, de Amanda Cruz para o Casa e Jardim, a adubação deve ser feita com frequência.

Você pode gostar também: Veja essas dicas de como cuidar de bromélias; mantenha suas flores bonitas e saudáveis super fácil
O que fazer para ter violetas sempre floridas?
Para que as violetas se mantenham sempre floridas, os cuidados essenciais precisam ser colocados em prática. Ou seja, evite deixar a planta exposta ao sol direto, pois, tanto as flores quanto as folhas podem se queimar. Além disso, manter o solo com os nutrientes necessários é importante para o crescimento delas. Ademais, você ainda poderá fazer mudinhas a partir da própria folha das violetas.
O que usar para plantar violetas?
Além dos comuns vasos de plásticos para plantar violetas, você pode optar por plantá-las direto no chão, fazendo um belo canteiro. Não se esqueça de escolher um local que não tenha muito sol e deixe o solo sempre bem drenado para não apodrecer a planta. Também é importante saber se o local não é muito frio durante a noite.

Nesse sentido, se você não possui um lugar fixo com estas especificações, é melhor mantê-las no vaso e ir manejando de acordo com suas necessidades. Assim, você não deixa sua plantinha morrer.

Cuidar de violetas é fácil, porém demanda um pouco de atenção. As plantinhas são pequenas e muito delicadas e, por isso, requerem alguns cuidados específicos. Mas, vale a pena tê-las em casa. Afinal, suas cores trazem alegria para dentro do lar, além de ajudar na decoração do ambiente.

Saiba mais: Flores de campo: conheça essas opções que vão dar ainda mais encanto ao seu jardim

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.