Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Conservar vinho (Reprodução: pexels)
Conservar vinho (Reprodução: pexels)

Aprenda como conservar vinho aberto da maneira correta, e por quanto tempo mantê-lo

Salvador, 15 de junho de 2022, por Pedro Lucas – Quem não ama relaxar com os amigos com uma boa garrafa de vinho? É muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como conservar o vinho quando sobra ou fica pela metade. É nesse momento que você se pergunta: o que fazer com esse vinho que sobrou?

Os vinhos, mesmo sendo armazenados por longos anos, ainda podem ter a qualidade perdida. Quando abrimos uma garrafa, por exemplo, a bebida entra de imediato em contato com o oxigênio. Dessa forma, o vinho tende a ser alterado, perdendo a sua qualidade e o seu sabor ao longo do tempo. Por isso, com a ajuda do Agro Notícias, vamos mostrar como conservar o vinho por muito mais tempo após aberto, para que você aproveite mais momentos com essa bebida.

Veja, também: Resolveu esquentar com uma taça de vinho e esqueceu do principal: veja 3 formas de abrir a garrafa sem saca-rolhas

Conservar vinho (Reprodução: pexels) Conservar vinho (Reprodução: pexels)
Como conservar o vinho depois de aberto?
Você já deve ter percebido que um vinho fica “ruim” depois de um tempo após aberto. Entretanto, você sabe do por que isso acontece? O oxigênio é o grande vilão disso tudo. Assim, ocorre um processo oxidativo, em que o vinho começa a perder as suas melhores características.

De acordo com matéria de Globo, texto de Luiza Queiroz, em 23 de junho de 2020, esse processo é a transformação do ácido cítrico do vinho em acético (vinagre). Portanto, sendo prejudicial ao vinho, mudando a sua cor, os aromas e também o seu sabor. Dessa forma, uma vez que é aberta a garrafa, já não tem mais volta.

Confira, também: Usar o saca rolha: confira essas dicas para quem não tem o hábito de utilizá-lo
Conservar o vinho dentro de uma geladeira
Mesmo dentro de uma geladeira o vinho não vai suportar por muito tempo. Geralmente seu tempo médio é de 3 dias dentro dela. Portanto, mesmo dentro da geladeira, o processo oxidativo ainda continua. O que ocorre é que, as baixas temperaturas, diminuem a velocidade desse processo químico, aguentando um tempo maior do que se estivesse do lado de fora.
Mantenha o vinho na vertical
Quando for armazenar a garrafa de vinho aberto, coloque-a na vertical. Quando postas na posição contrária, a horizontal, elas ficam em maior contato com a superfície que contém o oxigênio. O ideal mesmo é tirar o oxigênio de dentro da garrafa. Alguns acessórios de vácuo tiram o ar e colocam uma tampa de borracha para vedar a entrada.
Usar garrafas menores para o vinho
Outra dica muito interessante para conservar vinho é armazenar o líquido em garrafas menores. Assim, elimina-se maiores quantidades de ar que restariam, o que preenche o espaço com a bebida.

Ademais, veja também: Vale a pena repetir: os benefícios da uva são tantos, que você não cansa de se surpreender