Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como plantar pimenta-do-reino-Foto Canva Pro
como plantar pimenta-do-reino-Foto Canva Pro

Aprenda como plantar pimenta-do-reino do jeito certo: veja da preparação das sementes à colheita

Montes Claros, 27 de junho de 2022, por Diego Rodrigues – Os temperos são as melhores opções para quem deseja iniciar o cultivo de uma hortinha em casa. Pensando nisso, hoje vamos passar todas as recomendações para você aprender como plantar pimenta-do-reino em poucos passos.

A também conhecida como pimenta preta, surgiu na Índia e é amplamente utilizada na culinária brasileira. Aliás, você sabia que, além de conferir um sabor especial aos alimentos, esse tempero possui propriedades que combatem a prisão de ventre e melhoram a digestão dos alimentos? Sim, isso é um fato! Portanto, aprender como plantar pimenta-do-reino também traz benefícios à saúde.

Veja também: Quer aprender como plantar pimenta biquinho? Veja este guia completo e tenha a sua própria pimenteira produzindo sem parar
Como plantar pimenta-do-reino em casa
De acordo com artigo publicado por João Mathias, em 22 de julho de 2019 no site Globo Rural, a pimenta-do-reino é uma espécie de planta trepadeira, que necessita de solo drenável e fértil. Além disso, segundo ele, o vegetal produz os frutos, através de espigas, por duas vezes ao ano. Nesse sentido, o Agro Notícias recomenda cultivar no mínimo 3 pés de pimenta preta para, assim, ter o tempero disponível ao decorrer do ano.
Como preparar as sementes de pimenta-do-reino
O plantio através de mudas costuma ser o mais rápido. Contudo, considerando que, nesta data, o valor de cada pé está entre 5 e 10 reais, aprender a preparar as sementes é o mais viável. Sendo assim, escolha quantos grãos deseja cultivar e deixe-os de molho por 24 horas antes do cultivo. É simples assim!

como plantar pimenta-do-reino-Foto Canva Pro como plantar pimenta-do-reino-Foto Canva Pro

Saiba mais: Será que tem como plantar jiló em vaso? Tem sim, e é mais fácil do que parece! Aprenda da semeadura à colheita.
Plantando as sementes
Em um vaso contendo algumas pedrinhas no fundo, e uma mistura de areia e terra adubada, faça covas de 1 cm de profundidade e enterre uma semente em cada. Mantenha uma distância de 10 cm entre um buraco e outro. Por fim, faça uma rega para firmar o solo e deixe o recipiente em um lugar de meia-sombra.
Tem que regar diariamente?
Depois do plantio, a rega deve ser feita diariamente, mas apenas para umedecer o solo. Assim, após cerca de 2 anos a planta começa a frutificar. Em suma, quando as frutinhas passarem da tonalidade avermelhada para um verde escuro, é hora de fazer a colheita.
Como colher a pimenta-do-reino
Enfim, chegamos ao último passo dessas dicas de como plantar pimenta-do-reino. Desse modo, ao identificar as frutas já estão na coloração certa, retire-as e coloque-as em uma bandeja. Em seguida, deixe o recipiente exposto ao sol por 7 dias, até as pimentas ganharem a textura seca e coloração preta. Finalmente, basta moer ou socar em um um pilão.

Você também pode gostar: Tentou plantar babosa pela folha e não conseguiu? Entenda as causas do fracasso e aprenda fazer do jeito certo

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.