Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Herbal tea with Oregano in glass cup in a rustic style

Para que serve chá de orégano? Veja as vantagens dessa bebida natural e como prepará-la

Salvador, 11 de junho de 2022, por Janaina Brito – O chá de orégano é a típica bebida que proporciona diversos benefícios ao organismo. Embora seja famoso por englobar muitos pratos na culinária brasileira, esse tempero também possui muitas funcionalidades na forma de chá, graças a sua composição riquíssima.

Podendo ser preparado a partir da erva fresca ou desidratada, essa bebida é cheia de nutrientes importantes para a saúde e de propriedades essenciais no combate e prevenção de condições clínicas. Assim, confira agora, no Agro Notícias, todas as vantagens no consumo do chá de orégano e aprenda uma receita de como fazê-lo.

Continue lendo: Propriedades do chá de alecrim que muitos desconhecem; aprenda a prepará-lo

Chá de orégano (Fonte: iStock) Chá de orégano (Fonte: iStock)
Benefícios do chá de orégano
O orégano é fonte das vitaminas A, C e do complexo B, além de ser rico em minerais importantes como cálcio, magnésio, potássio e zinco. Também possui um alto teor de ômega-3 e substâncias antioxidantes com ação anti-inflamatória. Logo, é uma ótima opção para reforçar o sistema imunológico e suas propriedades agem, inclusive, regulando o ciclo menstrual e aliviando cólicas.

Ademais, quem pratica esportes e outras atividades físicas, pode se beneficiar muito com o consumo do chá de orégano. Isso porque, segundo Marina Borges em matéria para o blog Eu Atleta do site Ge, em 14 de junho de 2021, ele atua nos danos musculares gerados pelo esforço físico, assim como no tempo de recuperação dessas regiões do corpo. Também é capaz de prevenir lesões e combate o desgaste dos ossos e músculos.
Ação antioxidante e anti-inflamatória
Rico em antioxidantes como os flavonoides, o chá de orégano vai agir contra os danos causados pelos radicais livres. Com o tempo, esses compostos afetam as células e tecidos, estimulando o surgimento de doenças crônicas como câncer e condições cardiovasculares.

Desse modo, essa bebida combate o envelhecimento precoce que se inicia com os danos oxidativos e atinge desde órgãos importantes até a pele, atuando contra fatores de risco, principalmente os altos níveis de colesterol, e protegendo a saúde do coração.

Além disso, associada com as propriedades antioxidantes, há também a ação anti-inflamatória, ótima para o bom funcionamento do sistema respiratório. Assim, ele é ideal para contribuir com o tratamento de algumas condições como a asma, visto que é capaz de promover a purificação dos pulmões. Ademais, também é responsável pelo alívio de tosses e possibilita melhora do sono.

Confira, também: Os benefícios ocultos do chá preto: entenda como essa infusão pode ajudar na prevenção de doenças e aprenda como prepará-la
Auxilia na digestão
Outrossim, essa bebida pode ser ingerida antes das refeições para uma boa digestão. O chá tem uma boa quantidade de fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino. Também é ótimo para aquela sensação de estufamento, geralmente provocada por gases, e que deixa a região abdominal inchada.
Contribui para o emagrecimento saudável
Se você busca perder peso, adicionar o chá de orégano à sua dieta pode ser uma boa alternativa. A começar, ele possui pouquíssimas calorias, cerca de 5g por xícara. Ademais, é rico em carvacrol, uma substância do grupo dos antioxidantes que atua nos tecidos adiposos, diminuindo inflamações. Portanto, o resultado é uma redução da retenção de líquidos e do inchaço. O teor de fibras presentes no orégano também traz saciedade, controlando o apetite.
Ação bactericida e fungicida
Essa erva também possui compostos com potencial antibacteriano, atacando patógenos que podem afetar os tecidos cutâneos. O chá pode ajudar, inclusive, no tratamento de algumas pequenas infecções, como a urinária. Outrossim, estudos apontam sua ação contra fungos e até mesmo infecções virais, de acordo com Stella Legnaioli em matéria para o site Ecycle.
É ótimo para a saúde dos ossos
Além disso, o chá de orégano é capaz de promover o fortalecimento dos ossos, devido a sua alta concentração de minerais associados a esse processo, como o cálcio e o manganês. Logo, ingerir essa bebida pode ser uma ótima opção para prevenir doenças como a osteoporose, aumentando a resistência desses tecidos.
Como preparar
Como dito, pode-se preparar essa bebida através das ervas frescas ou secas. Em ambos os casos, você vai precisar de uma xícara de chá de água fervida e, para o tempero desidratado, uma colher de sopa de orégano.

Contudo, se você optar pelas folhas frescas, é só dobrar a quantidade, visto que há uma menor concentração dos componentes. Em seguida, deixe a mistura infusionar, coe e sirva. O chá de orégano pode ser consumido até três vezes ao dia.

Leia mais: Como aliviar dor de cabeça e enxaqueca? Três chás para fazer rapidamente em casa, confira