Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como amolar tesoura com lima-Foto: Canva Pro
como amolar tesoura com lima-Foto: Canva Pro

Aprenda como amolar tesoura com lima em 5 passos simples: faça você mesmo e pare de gastar dinheiro sem necessidade

Montes Claros, 03 de maio de 2022, por Diego Rodrigues- Qualquer equipamento ou ferramenta precisa estar com a manutenção 100% em dia para entregar um resultado satisfatório. Nesse sentido, aprender como amolar tesoura com lima vai evitar os transtornos na hora de trabalhar o tecido, e/ou papel. Além disso, o processo é simples e prático, acompanhe!

Aprender como amolar tesoura com lima é muito importante para que ela corte bem e sem falhas. Aliás, embora muitas pessoas não saibam, as lâminas cegas rasgam os materiais ao invés de cortá-los. Isso prejudica o acabamento e acaba exigindo mais tempo e esforço durante o trabalho. Contudo, após ler esta matéria você nunca mais sofrerá com este problema.

Saiba mais: Vamos deixar o home office mais aconchegante? Veja essas três plantas que vão ajudar nessa tarefa
Como amolar tesoura com lima facilmente
A priori, para fazer a amolação de uma tesoura com uma lima, é importante que esta esteja limpa e sem rebarbas. Isso é, para que ela possa realizar um bom ajuste nas lâminas. Além disso, é importante que o processo seja feito com cuidado e devagar, pois uma tesoura mal amolada também danifica os tecidos.

como amolar tesoura com lima-Foto: Canva Pro como amolar tesoura com lima-Foto: Canva Pro
Como passar a lima na tesoura
A lima pode ser usada para amolar tesouras de todos os tipos, por exemplo: tesouras de papel, de unha, de jardinagem, de barbear, etc. Ou seja, o processo de amolação é o mesmo para todos os modelos. Dito isso, separe um local plano como uma mesa, e siga os seguintes passos:

Coloque a tesoura sobre uma superfície plana e lisa. Deixe-a o mais estável possível e segure o cabo da tesoura com as duas mãos;
Posicione a lima na tesoura, de forma que as bordas da lima toquem as superfícies das lâminas;
Movimente a ferramenta indo e voltando, mas sempre iniciando de dentro do corte para fora;
Repita esse processo até que as lâminas estejam bem afiadas;
Passe o lado fino de uma lixa de unha nas lâminas, para “amaciar” o corte.

Veja também: Perfeita maquiagem para festa junina: aprenda como fazer a caracterização da caipira moderninha em poucos passos
Pode afiar a tesoura toda semana?
De acordo com o site Ecycle, o ideal é que a amolação seja feita a cada dois ou três usos da tesoura. No entanto, o Agro Notícias recomenda que, quando você notar que as lâminas estão ficando cada vez mais desgastadas, repita todos os passos ensinados nessas dicas de como amolar tesoura com lima.

Você também pode gostar: Sabia que tem como plantar alecrim na água? É mais simples que na terra! Aprenda com este método completo

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.