Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como plantar tomate em vaso
Como plantar tomate em vaso - Foto: Pixabay

Como plantar tomate em vaso? Aprenda a cultivar essa fruta em casa

Salvador, 21 de junho de 2022, por Gabriela Soares – O tomate é uma fruta versátil que pode ser consumida em saladas, sanduiches, como tempero de receitas e afins. Além disso, utilize-o para preparar molhos, extratos e sucos. Aprenda agora como plantar tomate em vaso e tenha essa fruta sempre à sua disposição.

Aprenda como plantar tomate em vaso com o Agro Notícias. Veja também qual o melhor tipo de tomate para cultivo em vaso e quais cuidados devem ser tomados durante o cultivo. Compartilhe o que aprender com as pessoas que conhece.

Confira também Que tipo de frutas os gatos podem comer? Veja aqui uma lista com 4 frutas que não farão mal para seu pet

Como plantar tomate em vaso Como plantar tomate em vaso – Foto: Pixabay
Conheça mais sobre tomateiro
Saiba que existem dois tipos de tomates: os indeterminados e os determinados. Os determinados possuem crescimento limitado e não precisam ser podados. Por esse motivo, são mais adequados para plantio em vasos. Estes também são conhecidos como tomate cereja. Para plantá-los, você precisará de vasos menores e menos espaço.

Em contrapartida, os indeterminados são os tradicionais e essa planta tem crescimento ilimitado e precisam ser podados. Esse tipo também pode ser plantado em vaso, entretanto, necessita de mais espaço para se desenvolver. Por esse motivo, se você mora em local que dispõe de pouca área livre, plante o tomate cereja.
Preparando o vaso para as sementes
Escolha o vaso adequado, com as seguintes características: Separe um vaso de plástico, pois é um material leve que facilita a mobilidade. Além disso, faça furos no fundo do vaso para facilitar a drenagem e evite o apodrecimento das raízes. Ademais, as medidas devem ser: no mínimo, 45cm de profundidade e 30cm de diâmetro.

Preencha o fundo do vaso com argila expandida ou pedras de brita. Depois, remexa a terra e adicione adubo orgânico, pois os tomates gostam de solo fértil e solto. Após isso, umedeça a terra com água. Com a terra preparada, adicione as sementes ou a muda de tomate. Para as sementes, plante-as com pelo menos 3 cm de distância entre elas.

Portanto, leia também: O que são alimentos afrodisíacos? Aprenda mais sobre eles no dia dos namorados
Cuidados com o tomateiro
Segundo o Blog Petz, em 20 de maio de 2021, o tomate gosta de sol. Por isso, coloque o vaso em um local com acesso à luz natural durante pelo menos 4 horas por dia. Regue as mudas e sementes todo dia pela manhã. Após o crescimento, regue a cada 3 dias. Você também não deve colocar o tomateiro em um local de forte ventania. Além disso, é indicado que se coloque algum suporte para que o tomateiro cresça verticalmente. Sua planta dará frutos entre 65 e 70 dias.

E, então, agora que você aprendeu a como plantar tomate em vaso, aplique esses conhecimentos e tenha sempre à mão esse alimento tão versátil e presente no dia a dia dos brasileiros. Ademais, conhece alguém que precisa saber como cultivar esta fruta? Encaminhe este artigo para ele.

Ademais, confira também: Chá de romã realmente é bom para a garganta? Leia mais sobre o mesmo e veja seus benefícios

Nascida em Salvador, Bahia, desde jovem muito curiosa e apaixonada pelo conhecimento, amante de livros, estudante de técnico em química e engenharia química no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.