Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Bananeira com folhas amareladas? Saiba as possibilidades e como corrigir (Reprodução: Pixabay)
Bananeira com folhas amareladas? Saiba as possibilidades e como corrigir (Reprodução: Pixabay)

Confira qual o procedimento correto após a bananeira dar frutos; veja o que fazer para garantir a próxima colheita

Tupã, 15 de junho de 2022, por Leonardo Alcantara – Nada mais gostoso do que colher os frutos de nossa plantação. Entretanto, sem os cuidados corretos, sua bananeira pode vir a morrer após a colheita. E, sendo uma das frutas queridinha do Brasil, não queremos que ela pare de produzir após a primeira colheita. Dessa forma, para que isso não ocorra, existem alguns cuidados a serem tomados.

Sendo uma das frutas mais produzidas no Brasil, a banana tem diversas formas de consumo. Rica em vitaminas e potássio, seu consumo diário traz diversos benefícios à saúde. Por isso hoje, o Agro Notícias vai ensinar quais os cuidados necessários com a sua bananeira após a primeira colheita.

Leia mais: Guardar bananas na geladeira para durar mais é a melhor opção? Confira agora e saiba como ter a fruta madura por mais tempo

Confira qual o procedimento correto após a bananeira dar frutos; veja o que fazer para garantir a próxima colheita. Fonte: Pexels Confira qual o procedimento correto após a bananeira dar frutos; veja o que fazer para garantir a próxima colheita. Fonte: Pexels
Hora de colher o cacho de banana
Pode-se colher a banana antes do seu amadurecimento, pois é uma fruta que continua o desenvolvimento fora da bananeira. Entretanto, para que isso ocorra, alguns cuidados pós colheita com o cacho devem ser tomados. Como explica o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural no dia 15 de abril de 2014 ao Globo Rural, após a colheita, deve-se lavar o cacho e embalar no jornal. É importante armazenar em um local arejado e sem contato direto com a luz solar.

Leia também: Você sabia que a casca de banana diminui a acne? Aprenda agora como usar essa opção natural
Cuidados com a bananeira
Após a colheita da banana, você deve cortar a árvore. O tronco da bananeira é um pseudo-caule e, caso seja mantido, ele pode vir a tirar nutrientes dos novos brotos que irão produzir. Por isso, não precisa ter dó, após a colheita, corte esse pseudo-caule na base para poder ter novos frutos.

Esse caule é rico em proteínas e nutrientes, por isso, após o corte, você deve picá-lo em pedaços menores. Dessa forma, irá acelerar o processo de desidratação e decomposição. Além de, picado em pedaços menores evita o aparecimento de pragas.

Esses pedaços menores irão servir de adubo para a terra e e ajudarão no desenvolvimento da bananeira novamente. E, dessa forma, após ela atingir a fase adulta novamente, voltará a produzir deliciosos frutos. Fazendo assim, sua bananeira será sempre produtiva. Entretanto, cuidado na hora de cortar o caule, pois, não se deve fazer uma corte muito próximo a base.

Leia Mais: Benefícios da banana que muitos desconhecem; fruta extremamente rica em nutrientes, veja