Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como cultivar tulipa em vaso-Foto: Canva Pro
como cultivar tulipa em vaso-Foto: Canva Pro

Quer saber como cultivar tulipa em vaso? Aprenda identificar melhor o solo, saiba qual é o vaso ideal e como fazer a rega da forma correta

Montes Claros, 15 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Será que vale a pena aprender como cultivar tulipa em vaso? Bem, essas flores são perfeitas para a decoração e harmonização de ambientes. Elas são fáceis de cuidar e não necessitam de regas e adubagens constantes. Portanto, é a opção ideal para quem não dispõe de muito tempo, mas adora ter plantas ornamentais em casa.

As tulipas estão disponíveis em diversas cores que vão do branco ao roxo intenso. Sua floração se dá apenas uma vez ao ano, e o período varia de acordo com o tipo escolhido. Desse modo, ter espécies diferentes é uma forma inteligente de obter flores por no mínimo cinco meses. Veja os principais quesitos para aprender como cultivar tulipa em vaso.

Veja também: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
Aprenda como cultivar tulipa em vaso
De acordo com o site Wikihow, a tulipa greigi, a precoce dobrada e a kaufmanniana, florescem no outono. No caso da daydream, a ballerina, a franjada e a Shirley, a floração se dá na metade do verão. Já as mais comuns como a tulipa papagaio e rainha da noite, preferem o final do verão para abrir as suas flores.


Qual é o melhor vaso
O recipiente que vem da floricultura pode não ser o melhor vaso para a tulipa. Ou seja, ele deve conter cerca de 25 cm de profundidade e no mínimo 6 furos para escoamento de água. Nesse sentido, se este for o seu caso, espere passar o período da floração da planta e faça o transplante.

Saiba mais: Aprenda como cuidar do lírio-da-paz de uma vez por todas: tenha sucesso absoluto com estas dicas infaliveis
Qual é o melhor solo
O substrato de perlita ou vermiculita, são os solos ideais para o desenvolvimento da planta. Entretanto, se você fizer uma mistura com um pouco de húmus de minhoca e terra vegetal, a tulipa não irá reclamar. Uma dica do Agro Notícias é colocar algumas pedrinhas no fundo do vaso, para facilitar a drenagem.
Onde deixar e quando regar a tulipa
Enquanto as tulipas estiverem crescendo, faça a rega para manter o solo úmido, mas não encharcado. Já na fase adulta, não é necessário mais que duas regas semanais. Este tipo de planta precisa de iluminação para se desenvolver bem. Desse modo, para manter a flor dentro de casa, deixe-a próxima a janelas, onde possa receber no mínimo, quatro horas de sol por dia. Viu só? Aprender como cultivar tulipa em vaso é bem mais fácil do que parece.

Você também pode gostar: Planta mini calandiva, linda e fácil de cuidar: aprenda como cultivar essa suculenta em qualquer ambiente

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.