Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Descomplicamos para você plantar jatobá; confira esse passo a passo super simples e eficiente - Reprodução: Canva Pro
Descomplicamos para você plantar jatobá; confira esse passo a passo super simples e eficiente - Reprodução: Canva Pro

Descomplicamos para você plantar jatobá; confira esse passo a passo super simples e eficiente

São João do Paraíso, 14 de junho de 2022, por Ana Meireles – Jatobá é um fruto rico em nutrientes e propriedades nutricionais que ajudam no bom funcionamento do corpo humano. Nesse sentido, tê-lo por perto para usufruir de todas essas vantagens é um privilégio. Pensando nisso, hoje, o Agro Notícias, traz dicas interessantes de como plantar jatobá. Portanto, continue com a gente até o final para saber tudo a esse respeito.

A propósito, o jatobá (Hymenaea courbaril) é uma árvore nativa do Brasil e produz frutos compridos que vão da coloração verde a marrom quando estão maduros. Devido a sua versatilidade, pode-se consumi-lo das mais variadas formas. Além disso, o tronco é explorado por madeireiras, motivo pelo qual ela está sob ameaça de extinção. Sendo assim, vale a pena separar um espaço e um tempinho para plantar jatobá.

Leia também: Saiba quando e como plantar couve-chinesa: facilitamos para você incluí-la em sua horta

Descomplicamos para você plantar jatobá; confira esse passo a passo super simples e eficiente - Reprodução: Canva Pro Descomplicamos para você plantar jatobá; confira esse passo a passo super simples e eficiente – Reprodução: Canva Pro
Tempo de germinação do jatobá
De acordo com artigo do G1, em 26 de janeiro de 2014, a germinação do jatobá é uma tarefa simples. Para isso, basta abrir o fruto e retirar toda a massa da superfície da semente de forma que ela fique sem resíduo nenhum. Em seguida, é necessário raspar delicadamente a casquinha para facilitar a saída do broto e da raiz. Por fim, coloque-a em um recipiente com água por 42 horas, de modo que se troque a água a cada 12 horas. Feito isso, é hora do plantio em solo para produzir a muda.

Saiba mais: Que tal plantar berinjela em vaso e não se preocupar com espaço: veja essas dicas especiais e saiba como fazer
Como plantar jatobá
Em primeiro lugar, utilize um vaso com furinho no fundo para ajudar na drenagem. Depois, preencha-o com 2 partes de terra para 1 de areia e 1 de esterco animal. Agora, é só deitar a semente em um sulco produzido na superfície do solo e pronto. A partir daí, mantenha-a em local à meia sombra regando diariamente e depois de 6 meses sua mudinha estará pronta.

Acima de tudo, para plantar jatobá em local definitivo, o solo deve ser profundo e de boa drenagem. Além disso, faz-se necessário plantar a muda em sol pleno. Porém, antes do plantio é preciso adubar a cova com substrato orgânico, cinza, farinha de osso e NPK 10 10 10. Deixe descansar por 60 dias para curtir essa mistura. Passado esse tempo, é hora de acomodar sua mudinha e pronto, mantenha a rega diária e aguarde alguns anos para colher os frutos desse trabalho.

Antes de você sair, fique sabendo: Como fazer um jardim de ervas: veja essas dicas e quais espécies escolher para começar

Nascida e enraizada no norte de Minas, mas como o coração e pensamentos itinerantes. A propósito, sou mãe de Luiz Otávio, amante dos livros e da boa música. Para mais, técnica em enfermagem atuante desde 2009. Atualmente, atuando também como redatora do Folha Go e do ÉmaisMT.