Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Saiba quando e como plantar couve-chinesa: facilitamos para você incluí-la em sua horta - Reprodução Canva
Saiba quando e como plantar couve-chinesa: facilitamos para você incluí-la em sua horta - Reprodução Canva

Saiba quando e como plantar couve-chinesa: facilitamos para você incluí-la em sua horta

Belo Campo, 7 de junho de 2022, por Lídia Meireles – Se você quer ter uma boa saúde, as hortaliças e vegetais não podem faltar na sua alimentação. Primeiro porque são ricos em nutrientes, segundo, são naturais e fáceis de cultivar. Sendo assim, nesta matéria você aprenderá a plantar couve-chinesa e aproveitar todos os benefícios que ela pode proporcionar.

De origem oriental, seu cultivo cresceu aqui no Brasil justamente por conta dos inúmeros nutrientes contidos nesse vegetal. É por isso que vale muito a pena você aprender como plantar couve-chinesa com as dicas simples que ensinaremos aqui.

Você também pode gostar de ler: Acelga vai além de ser uma boa hortaliça para a salada: contém diversos benefícios, saiba mais
Veja os incríveis benefícios desse vegetal
A couve-chinesa é uma ótima fonte de ácido fólico, nutriente importante para a formação dos bebês. Enquanto isso, a vitamina A é fundamental para a saúde da visão, além de ajudar na produção do colágeno que é responsável pela reparação das células. Dessa forma, pode contribuir para a saúde da sua pele e prevenir o envelhecimento.

Ademais, ao consumir couve-chinesa você poderá contar com os benefícios das vitaminas C e do complexo B. Juntas elas vão aumentar a sua imunidade e impedir que você adoeça. Aliás, também vai fortalecer seus ossos devido a presença do cálcio e do potássio. As fibras, por sua vez, irão regular o seu intestino e evitar problemas como a constipação.

Saiba quando e como plantar couve-chinesa: facilitamos para você incluí-la em sua horta - Reprodução Canva Saiba quando e como plantar couve-chinesa: facilitamos para você incluí-la em sua horta – Reprodução Canva
Como plantar a couve-chinesa
Diante de tantos benefícios, não dá para ficar sem essa maravilha em casa, não é mesmo? E para ficar ainda melhor, que tal colocar a mão na massa e plantar couve-chinesa? Assim, você garantirá um alimento orgânico ainda mais saudável. Para plantar, basta seguir abaixo nossas instruções, a começar pela lista de materiais necessários.

Sementes de couve-chinesa;
substrato para mudas.

Plantio
Em uma sementeira você deverá colocar o substrato e com o dedo fazer um pequeno buraco no centro de cada compartimento. Em seguida, você irá depositar em média três sementes nos buraquinhos e depois cobri-las com o adubo.

Depois disso, as sementes vão germinar e você deverá fazer o transplante das mudinhas para um espaço maior como a sua horta, por exemplo. No caso do transplante, para plantar couve chinesa no novo espaço, você irá fazer pequenas covas com um espaçamento de 30 a 40 cm entre uma planta e outra.
Cuidados ao plantar couve-chinesa
Além do sol e da luminosidade necessária para o seu vegetal, você deve manter uma rega periódica. No entanto, lembre-se que hortaliças e vegetais gostam de solos úmidos, mas não encharcados. Manter a adubação em dia também é super importante para o bom desenvolvimento da planta e para evitar pragas.
Colheita
Depois de plantar couve-chinesa, você poderá colher a hortaliça no período entre 55 e 110 dias. Esse é, portanto, o tempo que ela leva para formar a cabeça e ficar no ponto para o consumo.

Veja também: Os benefícios do suco de couve com limão: veja o que acontece com seu corpo se consumir esta bebida diariamente
Dica extra
Conforme orienta o site da Embrapa, apesar das várias formas de consumir a couve-chinesa, o melhor mesmo é comê-la crua em forma de salada. Dessa maneira você conseguirá aproveitar melhor todos os nutrientes. Neste caso, acompanhe abaixo a receita incrível dessa salada deliciosa.
Ingredientes

1 cabeça de couve-chinesa picada;
1 cebola em rodelas;
2 colheres de sopa de suco de limão;
2 tomates cortados;
1 pimentão picado;
sal e pimenta a gosto;
cheiro verde a gosto.

Modo de fazer
A princípio, em um recipiente você vai fazer um molho com o limão, o sal, a pimenta e o cheiro verde. Em seguida, coloque uma tampa na vasilha e reserve por alguns minutos para que os ingredientes se misturem.

Após esse tempo, você vai pegar um refratário e misturar a couve, o tomate, o pimentão e a cebola. Depois de fazer isso basta misturar tudo. Então, para finalizar você deve regar a salada com o molho e está prontinho para servir.

Por fim, agora que você já sabe como plantar couve-chinesa, cuidar e ainda preparar esse maravilhoso prato super saudável, é hora de colocar tudo em prática. Nesse sentido, para acompanhar mais dicas simples e práticas, é só acompanhar nossas próximas matérias aqui no blog Agro Notícias.

Ademais, leia: Agrião faz bem para a visão: confira mais vantagens dessas saborosas folhas