Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Fertilizante (reprodução Canva pro)
Fertilizante (reprodução Canva pro)

Diferença entre fertilizante mineral e vegetal para o jardim: saiba qual usar e os benefícios de cada um

Salvador, 11 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – Para que as plantas se desenvolvam, elas precisam retirar do solo macro e micronutrientes, compostos de átomos de elementos químicos. Desse modo, de forma a corrigir, conservar ou recuperar a fertilidade do solo, é necessária a utilização de fertilizante, seja mineral ou de origem vegetal. Apesar de ambos cumprirem bem o papel de nutrir as plantas, eles possuem diferenças pontuais entre si.

Portanto, iremos te apresentar em nossa matéria a diferença das características entre o fertilizante vegetal e mineral, além de expor as vantagens de desvantagens de aderir entre os dois tipos de adubação. Portanto, continue conosco e acaba de vez com todas as dúvidas referentes às formas de nutrir as plantas.

Acesse: Recomendação de adubação para limão-taiti; veja qual é a melhor opção para adubar o limoeiro
Qual a diferença entre a adubação vegetal e a mineral?
Apesar de ambos os tipos fornecerem nutrientes essenciais para acelerarem o crescimento das plantas, eles se diferem quanto à sua origem. Portanto, os fertilizantes podem ser classificados como orgânicos ou inorgânicos conforme a sua composição.

De acordo com Lucas Alencar, em colaboração com a revista Globo Rural, em 11 de dezembro de 2015, os fertilizantes orgânicos são obtidos por meio de matéria-prima, como a vegetal. Assim, temos como exemplos: a compostagem de folhas e resto de alimentos, adubos feitos a partir da casca da banana, ou a torta de mamona. São fontes de nutrientes e você pode comprá-los em loja de jardinagem ou até mesmo produzir em casa.

Por outro lado, os fertilizantes minerais são fontes inorgânicas obtidos a partir da extração mineral ou refino do petróleo e produzidos também pela indústria química. Podem ser os fosfatados, nitrogenados, potássicos, corretivos, carbonatos, cloretos e o salitre do chile. Desse modo a aplicação de adubação mineral requer uma análise do solo em laboratório, de modo a detectar possíveis deficiências do solo.

Confira também: Faça a sua rosa-do-deserto florir muito mais rápido com esse adubo caseiro incrível
Vantagens
Uma das principais vantagens de aderir ao uso da adubação orgânica além do aumento dos nutrientes, é seu potencial de proporcionar o aumento da absorção de água no solo. Ademais, contribui também na melhora da estrutura do substrato. Ainda, a utilização de material orgânico possibilita a reciclagem de materiais que seriam destinados ao lixo.

Como por exemplo, a compostagem caseira, que permite a degradação de casca de frutas e restos de alimentos, se transformando em fonte de nutrientes, como cálcio magnésio e enxofre. Ou, dando um novo destino as borras de café, que iriam para o lixo, criando um adubo liquido caseiro. Ademais, auxiliam no aumento de resistência das plantas, evitando o aparecimento de doenças e pragas.

Já os adubos minerais, são extremamente vantajosos para quem quer um sistema de absorção mais rápido. Isso ocorre, pois por se apresentarem em forma iônica, as raízes absorvem os minerais mais rapidamente os nutrientes compostos no fertilizante mineral. Além do mais, essa adubação é vantajosa, pois permite a aplicação exata dos nutrientes do solo, de acordo com a necessidade de cada cultura ou espécie cultivada. Além disso, você pode encontrá-los facilmente, com a combinação do nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), sendo também opções acessíveis quanto ao preço.

Fertilizante (reprodução Canva pro) Fertilizante (reprodução Canva pro)
Desvantagens
Porém, existem algumas desvantagens relacionadas aos dois tipos de fertilizantes. Os orgânicos podem produzir mau cheiro, devido à sua passagem pelo processo de decomposição. Além do mais, comparado a forma mineral, eles possuem uma liberação mais lenta de seus nutrientes. Ainda, nem sempre possuem a proporção correta dos nutrientes para atender as necessidades das plantas.

O uso prolongado dos fertilizantes minerais, por sua vez, podem gerar a perda de microrganismos essenciais para a saúde do solo, além de alterar o pH. Não apenas, produzem-se a partir de fontes não renováveis, causando danos ao ecossistema e seu uso pode reduzir a fertilidade de solo ao longo do tempo. Deste modo, é importante colocar os dois tipos disponíveis na balança e fazer a melhor escolha de acordo com o que você procura para suas plantas.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido a diferença entre o fertilizante mineral e vegetal, apostando na melhor escolha para seu jardim. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo para quem você conhece, de modo que aprendam também tudo sobre o universo dos fertilizantes.

Veja agora: Descubra como fazer adubo orgânico com resto de alimentos: suas plantas vão agradecer depois dessas dicas

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.