Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Em período de Festa Junina o cacto amendoim é a melhor espécie para falarmos; saiba tudo sobre ele e seus cuidados (Reprodução: Pixabay)
Em período de Festa Junina o cacto amendoim é a melhor espécie para falarmos; saiba tudo sobre ele e seus cuidados (Reprodução: Pixabay)

Em período de Festa Junina o cacto amendoim é a melhor espécie para falarmos; saiba tudo sobre ele e seus cuidados

Salvador, 18 de junho de 2022, por Marlon Batista – Estamos no mês de junho, período das Festas Juninas. Assim, hoje no Agro Notícias, iremos falar de uma espécie curiosa que é o cacto amendoim. Esse tipo de cacto não tem esse nome à toa. Isso porque, quando pequenos, se assemelham a, literalmente, amendoins, muito consumidos no tempo junino e daí o seu nome popular. Continue lendo para conhecer mais o cacto amendoim.

Na matéria de hoje, você verá que o cacto amendoim se trata de uma excelente opção de planta para você ter em sua casa. O cacto amendoim, além de dar um show na decoração, ainda é considerado bem fácil de cuidar sendo recomendado para quem está iniciando a ter e cuidar de plantas em casa. Saiba mais sobre essa ilustre espécie de cacto e seus cuidados.

Leia também: Cultivar microverdes: saiba porque você deveria investir nesse cultivo caseiro

Em período de Festa Junina o cacto amendoim é a melhor espécie para falarmos; saiba tudo sobre ele e seus cuidados (Reprodução: Pixabay) Em período de Festa Junina o cacto amendoim é a melhor espécie para falarmos; saiba tudo sobre ele e seus cuidados (Reprodução: Pixabay)
Quais cuidados com o cacto amendoim?
Segundo matéria de Dan Novachi e Nathalie Ayres, no dia 24 de abril de 2021, em colaboração com o site UOL, o cacto amendoim deve ser cultivado em meia sombra ou em sol direto. O desenvolvimento do cacto amendoim depende do recebimento de muita luminosidade, o que é comum no caso dos cactos. Dessa forma, sempre coloque o seu cacto em locais que recebam bastante luminosidade. Apesar de ser uma espécie resistente, o cacto amendoim não suporta temperaturas muito baixas, logo, evite expor a planta a essas condições.

Ademais, no geral, o cacto amendoim não requer muitos cuidados, o que o torna uma ótima espécie para você cultivar em sua casa ou apartamento. Assim, você precisa apenas focar em deixar o seu cacto exposto a constante luminosidade e calor, já que ele é resistente a altas temperaturas. Por fim, quanto ao tipo de solo se você for cultivá-lo, utilize um solo bem drenado e com um pH levemente alcalino.
Como regar cacto amendoim
O cacto amendoim, assim como os outros cactos em geral, possui a característica de não requerer muitas regas. A planta costuma e precisa estar com uma umidade relativamente mais sequinha, caso contrário ela ficará encharcada o que afetará a sua saúde. Assim, realize a rega e espere o solo secar consideravelmente para realizar a próxima.

A constância das regas também depende da estação, como no inverno a umidade é maior, considere fazer menos regas ou até mesmo suspendê-las. Já o verão e primavera são as estações nas quais o essa planta espinhosa mais se desenvolve, assim, considera fazer mais regas nesse período.

Não deixe de ler: Arbusto-borboleta, uma bela opção para decorar aquele espaço vazio do quintal
Como fazer cacto amendoim florescer
O cacto amendoim não fica pra trás no quesito decoração, além da beleza da sua própria planta, ele apresenta o seu belo florescimento. Conforme dito antes, essa espécie não exige muitos cuidados e por isso, o máximo que você fazer para garantir o seu florescimento saudável é fornecer muita luz solar e regando pouco.

Lembre-se de que é no verão e na primavera que o cacto estará mais propício ao florescimento e assim, você precisa fornecer bastante sol à planta nesses períodos. Portanto, quanto mais luminosidade solar, maiores serão as chances do cacto amendoim florir e demonstrar suas lindas flores de coloração vermelho-alaranjado.

Não perca: Cultivar cebolinha verde em vaso: agora ficou muito mais fácil tê-las em seu jardim de temperos

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.