Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Ficus Lyrata
Como cultivar Ficus Lyrata - Foto: IStock

Ficus Lyrata: Aprenda quais são as versões desta planta e como cultivá-la

Salvador, 17 de junho de 2022, por Gabriela Soares – O Agro Notícias te apresenta a Ficus Lyrata, uma planta que está ganhando destaque nas decorações internas e paisagismo de jardins. Aprenda como cultivar corretamente esta planta e como inseri-la na sua casa.

Segundo Nathalia Inson, em colaboração com o Viva Decora, em 25 de junho de 2020, a Ficus Lyrata é uma árvore nativa da África Ocidental. Essa planta possui um crescimento lento e, na natureza, pode atingir até 15 metros de altura. O seu cultivo pode ser realizado tanto em ambientes externos como internos e é uma ótima opção de decoração.

Confira também: Bicarbonato de sódio: Veja os usos desse ingrediente que não pode faltar em sua casa

Como cultivar Ficus Lyrata Como cultivar Ficus Lyrata – Foto: IStock
Versões da Ficus Lyrata
O nome dessa planta se dá devido ao formato de suas folhas, que se assemelham à Lira, um instrumento musical, pois são folhas largas com nervuras bem marcadas. Além disso, quando a árvore é jovem, essas folhas ficam mais próximas ao caule e possuem caule curto e, conforme a árvore vai atingindo a maturidade, o caule cresce e as folhas se afastam do caule assumindo o formato de copa.

Muitas pessoas não sabem mas, há duas versões desta árvore. Como dito, a planta pode chegar a altura de 15 metros e, por isso, se você quer dar um verde ao ambiente da sua casa, cultive a Ficus Lyrata Bambino, que é uma variação criada devido a domesticação da árvore. Em contrapartida, se você quer alocar a árvore em um quintal ou jardim mais espaçoso, cultive a Ficus Lyrata tradicional.
Como cultivar a Ficus Lyrata
Para o cultivo da planta escolha um vaso espaçoso e faça furos no fundo do vaso. E, então, acrescente uma camada de argila expandida. Depois, cubra com uma manta de drenagem e, posteriormente, coloque uma camada de substrato. Depois disso, adicione a muda da árvore e cubra com mais substrato.

Como toda planta, a Ficus Lyrata também precisa de luz solar. Assim, caso você vá cultivá-la na área interna, coloque o vaso próximo a janelas ou locais com acesso à luz natural. Em contrapartida, se você for colocar a árvore na área externa, adapte-a à alta exposição de luz solar, para isso, com ela ainda em um vaso, exponha-a à luz solar aos poucos e, só então, plante-a na área externa.

Leia também: O que é dieta low carb? Veja como ela funciona e se é benéfica para a sua saúde
Mais cuidados que você deve tomar
A rega deve ser feita com cautela, pois a Ficus Lyrata não gosta de solo encharcado. Para verificar a necessidade da rega, toque o dedo na terra e se este sair limpo, regue a planta. Devido à profundidade que o vaso deve ter para cultivar esta planta, é recomendado que você espere 2 dias para regar após o teste, pois a terra do fundo do vaso pode ainda estar úmida.

Quanto à adubação, esta planta não exige muito. Assim, utilize metade da quantidade indicada na embalagem do adubo. Em relação à poda, devido o crescimento lento, a poda demora a ser necessária. Outro ponto importante a ressaltar é que, a Ficus Lyrata é toxica e não deve ser cultivada onde cães têm acesso. Ademais, envie este artigo para quem também quer aprender a cultivar esta planta.

Ademais, leia também: O que são alimentos afrodisíacos? Aprenda mais sobre eles no dia dos namorados

Nascida em Salvador, Bahia, desde jovem muito curiosa e apaixonada pelo conhecimento, amante de livros, estudante de técnico em química e engenharia química no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.