Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
fruta mirtilo
O que acha de ter fruta mirtilo em seu quintal? Saiba como e descubra seus benefícios para a saúde/ Fonte: Canva Pro

O que acha de ter fruta mirtilo em seu quintal? Saiba como e descubra seus benefícios para a saúde

Novo Hamburgo, 01 de junho de 2022, por Jones Backes – A fruta mirtilo, também conhecida como blueberry e com nome científico de Vaccinium myrtillus, é uma diferente fruta que se destaca pela coloração azul e pelos diversos nutrientes que fazem muito bem para a saúde.

Muito comum nos Estados Unidos e Canadá, a fruta mirtilo chegou ao Brasil há poucos anos e ganhou destaque por suas propriedades medicinais e sabor que lembra o das uvas. E esse é o nosso tema de hoje. Assim, para saber mais sobre essa fruta, continue sua leitura e confira.

Assim, leia mais: Alimentação saudável: conheça 5 frutas ricas em fibras, ótimas para dietas
Já experimentou a fruta mirtilo. Saiba mais sobre ela e seus benefícios para a saúde
Hoje, o Agro Notícias vai falar sobre os benefícios dessa fruta para a saúde, então, venha com a gente e veja porque você deve começar a consumi-la. Essa fruta é repleta de nutrientes e minerais como fibras, água, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e antocianinas. Além disso, ela também possui um alto teor de vitaminas A, C e K que promovem a saúde e evitam várias doenças.

O que acha de ter fruta mirtilo em seu quintal? Saiba como e descubra seus benefícios para a saúde / Fonte: Canva Pro

Muito versátil, você pode consumir a fruta mirtilo in natura, em sucos, vitaminas, pratos doces e salgados ou, ainda, através de chás. Todas essas formas garantem a proteção do coração e do fígado, com a redução do colesterol ruim e acúmulo de gorduras. Além disso, essa fruta também ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de insulina no sangue, além de promover a memória e a saúde do cérebro.

E os benefícios da fruta mirtilo não param por aí. Com um delicioso sabor ácido e adocicado, ela melhora o bem estar e o humor, protege o corpo de gripes, resfriados e dos danos dos radicais livres e ainda combate infecções urinárias. Ela também evita doenças oculares e, para os praticantes de atividades físicas, essa fruta ajuda na recuperação muscular.

Portanto, confira também: Nêspera é boa para quem quer emagrecer? Veja como essa fruta ajuda e conheça outros benefícios
Posso plantá-la em meu quintal? Descubra
Apesar de ser natural de climas frios, a fruta mirtilo pode ser cultivada em seu quintal de forma muito fácil e simples. Para isso, conforme coloca Victória Santos em seu texto do dia 16 de novembro de 2021, publicado no site Tecno Notícias, prepare um vaso com substrato arenoso, argiloso, ácido, bem drenado e rico em matéria orgânica. Coloque algumas sementes e cubra com o solo, regando diariamente até brotar, evitando excessos.

Com as raízes fortalecidas, mantenha a planta em um local com luz do sol direta e protegida de ventos. O solo deve estar sempre úmido, fofo, com boa aeração e drenagem. Dessa forma e com esses cuidados, a colheita da fruta mirtilo vai ocorrer em cerca de dois anos e você desfruta de todos os benefícios que essa fruta oferece, além do sabor delicioso.

Ademais, leia também: Vamos conhecer a fruta jatobá? Você irá se surpreender com tantos benefícios