Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
grama esmeralda
Saiba quando a grama esmeralda é a mais recomendada: aproveite para conhecer melhor essa espécie / Fonte: Canva Pro

Saiba quando a grama esmeralda é a mais recomendada: aproveite para conhecer melhor essa espécie

Novo Hamburgo, 8 de junho de 2022, por Jones Backes – A grama esmeralda, ou Zoysia japonica, é uma ótima espécie de gramado natural, muito comum no paisagismo. Com fácil manutenção, ela possui um bom custo benefício e agrega um toque natural e rústico em todo o ambiente, além de ser uma excelente substituição de áreas externas com cimentos ou cerâmicas.

Ela possui uma boa aderência a diversos tipos de solo e relevo, desde que tenham os cuidados necessários quanto à adubação, umidade e luminosidade. Além disso, com cor exuberante, é muito indicada para agregar um toque verde e natural ao ambiente. Dessa forma, se você deseja saber mais sobre a grama esmeralda e como cuidar desse gramado em casa, continue sua leitura e confira.

Assim, leia mais: Qual a melhor grama para regiões quentes? saiba também como cuidá-la para ter o quintal sempre verdinho
Conheça a grama esmeralda, e saiba quando ela é indicada
Com origem no Japão, essa grama é uma planta que pode atingir até 15 centímetros de altura. Muito comum em paisagismo e decoração de ambientes externos, ela possui folhas finas na cor verde intensa e brilhante e um crescimento moderado, o que não demanda podas com frequência. Ela lida bem com diversos tipos de solo e tem uma ótima resistência a pisadas. Sua baixa manutenção é um dos principais atrativos da grama esmeralda. Ela se forma como um tapete resistente e adere ao solo de forma firme e uniforme.

grama esmeralda Saiba quando a grama esmeralda é a mais recomendada: aproveite para conhecer melhor essa espécie / Fonte: Canva Pro

Além disso, ela é muito resistente a ervas-daninhas e possui um enraizamento profundo e rápido. Ela ainda possui um transporte e plantio fácil, geralmente em forma de rolos. Por isso, conforme indica Aline Melo, em seu texto publicado dia 02 de maio de 2021, no site Revista Casa & Jardim, o seu cultivo é muito versátil e popular por todo o Brasil, para decorar jardins e áreas externas, sendo indicada para ornar espaços ao ar livre em residências, chácaras, indústrias e até campos esportivos amadores.

Portanto, confira também: Quer dar mais vida ao quintal? Conheça essas 3 plantas coloridas que vão te ajudar nessa tarefa
Como cuidar desse gramado
Veja agora algumas dicas do Agro Notícias para cuidar da grama esmeralda. Com cultivo fácil, ela lida bem com vários tipos de solo, mas fica mais verde com solos adubados e ricos em matéria orgânica. Para melhor estética do ambiente e evitar ataque de pragas e insetos, é ideal que realize podas quando crescer mais de três centímetros de altura. Além disso, ela precisa de muito contato direto com a luz do sol, e umidade moderada do solo, pois não lida bem com o excesso de água.

Ademais, leia também: Como pendurar paletes na parede e fazer um lindo jardim vertical, confira