Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
xarope de alho e limão (Reprodução Canva Pro)
xarope de alho e limão (Reprodução Canva Pro)

Gripe? Resfriado? Aprenda os benefícios do alho e limão e o passo a passo de como fazer

Foz do Iguaçu, 01 de julho de 2022, por Igor Queiroz – O assunto de hoje, no Agro Notícias, é um alento à saúde. Quem nunca, em sua infância, adolescência ou até mesmo na vida adulta, já se deparou com o famoso “xarope da vovó”? Não diferente, o chá de alho e limão é uma expressão de prevenção e promoção de saúde à moda brasileira.

Além do sabor atraente – ainda mais quando acrescentamos mel -, o poder nutritivo desta combinação justifica seu consumo. Como sempre, ou quase sempre, a “vovó do xarope” estava certa. Isso porque, além de fortalecer a imunidade, o chá de alho e limão atua sobre diversos órgãos, sistemas e funções. Um exemplo é a propriedade de ajudar no controle da pressão arterial, segundo recente estudo. Assim, que tal aprendermos um pouco mais sobre essa poderosa bebida?

Confira: Limão zamboa, cheio de propriedades e benefícios. Conheça mais sobre essa deliciosa fruta cítrica

Benefícios da mistura de alho e limão

Em primeiro lugar, existe uma alta probabilidade de você conhecer os poderes nutricionais do alho. Segundo Manuela, em publicação no site Globo, não somente a imunidade é beneficiada. Veremos o porquê do chá de alho e limão ser tão amplo e recomendável.

xarope de alho e limão (Reprodução Canva Pro)
Chá de alho e limão (Reprodução Canva Pro)

Além de ser um excelente repelente para vampiros  – fazendo um paralelo cômico e mitológico -, o alho possui muitas propriedades. Destaca-se, assim, sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana e cicatrizante. Ademais, é rico em minerais essenciais e vitaminas.

Noutro norte, o limão, como boa uma fruita cítrica padrão, contém forte influência em nossa imunidade. Além da famigerada vitamina C, sumariamente importante, possui diversas vitaminas, pigmentos e minerais. Dessa forma, ajuda na digestão, na imunidade, no controle inflamatório e na prevenção de várias doenças. O melhor de tudo é o baixo teor calórico do limão. Para quem deseja emagrecer, a fruta é perfeitamente funcional.

Portanto, confira: Saiba mais sobre a flor ruélia: deixe seu quintal ainda mais bonito com essa bela flor

Como preparar um chá de alho e limão caseiro?

Por fim, após sabermos quais os benefícios da combinação entre alho e limão, vamos à prática. Dessa forma, para um saboroso, nutritivo e poderoso chá de alho e limão, os devidos ingredientes e recursos são necessários:

  • 1 limão inteiro;
  • 4 dentes de alho ralado;
  • 1 colher de chá com gengibre ralado;
  • mel ou açúcar mascavo;
  • meio copo de água.

Primeiramente, garanta a higiene de todos os componentes. Lave-os bem. De forma especial, higienize o recipiente de vidro, juntamente com sua tampa, por meio de água fervente. Após esses passos iniciais, vamos ao “laboratório”.

Portanto, confira: Dá para plantar Pitaya em casa? Claro que sim! Aprenda algumas dicas indispensáveis para ter sua própria pitaieira

Modo de preparo

De forma simples o objetiva, é a hora de, digamos assim, “juntar tudo”. Portanto, corte o limão em 4, descasque o alho e amasse bem. Junte tudo em um a panela, tape e aguarde ferver. Após chegar à fervura, desligue o fogo e aguarde por mais alguns minutos.

A seguir, retire os limões do fogo, amasse-os, coe tudo, adoce e, por fim, sirva-se. Tome o chá de alho com limão três vezes ao dia. Assim, você garantirá vários dos nutrientes necessários ao seu organismo. Mãos à obra!

Ademais, veja também: Chá de amora miura: saiba quais os benefícios e as propriedades dessa incrível bebida natural