Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantar tomilho (reprodução Canva Pro)
Plantar tomilho (reprodução Canva Pro)

Plantar tomilho em vaso é fácil e vale muito a pena: confira os benefícios e em quanto tempo você os colherá

Salvador, 13 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – O tomilho é uma erva aromática caracterizada por ter suas folhas pequenas e estreitas e um sabor sutilmente picante. Portanto, pode ser utilizada na culinária nos preparos de carnes, aves, peixes e sopas, podendo se apresentar tanto na versão fresca, quando secas também. Você pode encontrar essa hortaliça nos supermercados ou nas feiras, mas você pode plantar tomilho diretamente no seu canteiro de horta.

O tomilho comum, também chamado Thymus vulgaris, é uma erva aromática originária de regiões banhadas pelo mar mediterrâneo, como Europa Asia e África também. Mas, aqui no Brasil também podemos encontrar o tomilho-limão (Thymus x citriodorus), com sabor cítrico e o tomilho-variegado (Thymus vulgari’s Argenteus) com sabor similar ao comum. Desse modo, continue conosco e descubra como plantar tomilho na sua casa com um passo a passo simples.

Acesse: Aprenda a plantar e cuidar de violetas: tenha essa linda flor no quintal e na janela de sua casa
Como plantar tomilho no vaso
De acordo com o site Wikihow, para iniciar o plantio do tomilho no vaso, você pode optar por comprar as mudas da planta. Apesar de existir o método por semeadura, partir das mudas já desenvolvidas pode ser uma opção mais viável, pois a germinação pode ser lenta e desigual. Assim, é necessário um vaso com no mínimo 15 cm de profundidade, dispondo as mudas em um solo seco, arenoso e com boa drenagem.

Caso você opte por plantar mais de uma muda, procure um recipiente maior e disponha as mudas do tomilho com 20 cm de distância entre cada uma. Entretanto, se solo não possuir boa drenagem, você pode misturar a terra com areia ou material orgânico de modo a melhorar o aspecto para o plantio. Não apenas, o solo também precisa possuir um pH entre 6,0 e 8,0, ou seja, em condições levemente alcalinas, assim, caso for preciso, adicione cal ao substrato.

Veja agora: Plantar na horta em junho: saiba quais são os melhores cultivos para o mês nas regiões frias e quentes do país

Plantar tomilho (reprodução Canva Pro) Plantar tomilho (reprodução Canva Pro)
Cuidados com o tomilho

O tomilho precisa de, em média, 04 horas de sol direto. Caso more em apartamento, mantenha seu vaso com a erva próximas à janela e a sacadas;
Faça uma adubação mensal utilizando compostos orgânicos como húmus de minhoca ou torta de mamona. Ademais, você pode utilizar fertilizantes caseiros, como compostagem ou adubação com borra de café;
Regue seu pé de tomilho apenas quando o solo estiver com o aspecto seco. Pois, essa erva não é adepta ao excesso de água, uma vez que o clima ´preferencial é o subtropical árido típico do mediterrâneo;
Além disso, a propagação pode ser feita por sementes ou estaquia, assim, cortando um ramo com pelo menos 8 cm, transferindo para o vaso. Ainda, outra opção é colocar o ramo do tomilho em um copo com água até que as raízes se desenvolvam, plantando após em local definitivo;
A colheita do ramo do tomilho pode ser feita quanto a planta alcançar 15 cm de altura, que demora em média 15 dias após o plantio da muda ou pelo menos 60 dias se plantado por sementes.

Benefícios do tomilho
Além de ser um erva com função culinária, o tomilho pode ser importante para a manutenção da saúde. Portanto, pode ser essencial para a melhora da imunidade, uma vez que são folhas são ricas em vitamina C, que contribui para a formação dos glóbulos brancos. Além disso, também é rico em propriedades antissépticas, ajudando no combate de fungos e infecções. E não para por aí, os terpenoides presentes na composição da planta possui ação anti-hipertensiva. Desse modo, favorecem a melhora de quadros de pressão alta, assim, a ingestão regular do chá pode ser um grande aliado para quem sofre do problema.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido o passo a passo de como plantar tomilho no vaso. Ademais, que você também saiba todos os cuidados essenciais para que sua erva aromática se desenvolva bem e saudável, de modo a garantir todos os benefícios dessa planta mediterrânea.

Confira já: Aprenda a plantar alho-poró na horta: veja como vale a pena investir nesse cultivo

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.