Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Adoçantes( Reprodução Canva)
Adoçantes( Reprodução Canva)

Opções mais saudáveis que adoçantes: dicas naturais para substituir o açúcar e ganhar em saúde

Curitiba, 13 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- O consumo do açúcar a longo prazo pode trazer malefícios para saúde. Dessa maneira, se recomenda a sua substituição por formas mais saudáveis de adoçar o que se consome. Por isso, traremos algumas opções de adoçantes para você que gosta de manter a vida doce.

Portanto, mostraremos como você pode adoçar sua bebida ou alimento com tipos de adoçantes mais naturais que não prejudicam tanto a saúde. Lembrando que, essas opções também devem ser consumidas de maneira moderada. Afinal, nada em excesso faz bem para o corpo.

Confira também: O fermento faz mal à saúde? Descubra agora e saiba como deixar suas receitas ainda mais saudáveis

Adoçantes( Reprodução Canva) Adoçantes( Reprodução Canva)
Opções de adoçantes mais saudáveis
O site Terra, em matéria de 29 de abril de 2021, alerta para o cuidado que devemos ter com consumo excessivo do açúcar, e como ele pode ser substituído por adoçantes mais naturais. Sendo que, essa substituição trará apenas benefícios para sua saúde, prevenindo e controlando doenças como colesterol alto, diabete e obesidade.

Os adoçantes naturais que você pode utilizar para fazer receitas ou em bebidas como cafés e sucos são: stévia, xilitol, agave, xarope de bordo, açúcar de coco, farinha de coco.
Stévia
Esse geralmente utilizado por pessoas que possuem diabete, já que suas propriedades estimulam a produção de insulina. Como também, tem antioxidantes que combatem os radicais livres. Esse adoçante é feito do extrato de fibras de algumas frutas.
Xilitol
Suas propriedades auxiliam na limitação da proliferação de cárie, como também pode combater a bactéria que causa infecções no ouvido e sinusites. Desse modo, é feito a partir da glicose e frutose, sendo um álcool.
Agave
uma planta nativa do México utilizada para fazer mel e xarope de agave. Pode utilizar o seu mel para substituir o açúcar, sendo considerado um antioxidante natural, como também uma probiótico que estimula o crescimento de células boas. Entretanto, pessoas que possuem diabete não podem utilizar.
Xarope de bordo
Retirado da árvore de bordo, é uma seiva que fica ao seu redor. Seu consumo deve ser moderado por ter um índice alto de açúcares. Contudo, é saudável por possuir vitaminas, minerais e um baixo índice glicêmico.

Ademais, vejo: Caldo de cana auxilia no combate à anemia: confira esse e outros benefícios da bebida
Açúcar de coco
Feito com a seiva extraída a partir das flores do coqueiro que ainda não brotaram, é muito utilizado na Indonésia para adoçar desde bebidas até molhos e lanches. Sendo que, possui nutrientes como zinco, magnésio, ferro, potássio, vitaminas C e B.
Farinha de coco
Feita a partir do leite de coco, a farinha de coco não possui glúten e contém proteínas e fibras que auxiliam a prevenir e controlar problemas como diabetes. Dessa maneira, pode se utilizar para fazer pães e massas.

Por fim, o site Agro Notícias reforça a importância de consumir os adoçantes naturais de forma moderada. Já que, mesmo sendo saudáveis e contendo nutrientes que auxiliam o corpo, nada em excesso faz bem.

Continue vendo: Sabia que a pitanga é boa para pele? Confira os benefícios e saiba como aproveitar tudo o que essa fruta tem a oferecer

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.