Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantas que afastam abelhas do quintal: descubra os mitos e verdades desse assunto agora mesmo - Reprodução: Canva Pro
Plantas que afastam abelhas do quintal: descubra os mitos e verdades desse assunto agora mesmo - Reprodução: Canva Pro

Plantas que afastam abelhas do quintal: descubra os mitos e verdades desse assunto agora mesmo

São João do Paraíso, 18 de junho de 2022, por Ana Meireles – Embora as abelhas sejam importantes polinizadoras, não é o tipo de visita que a gente gosta de receber frequentemente no quintal. Apesar de algumas espécies serem inofensivas, outras picam quando se sentem ameaçadas. Então, nada melhor do que adquirir plantas que afastam abelhas. Desse modo, inibi a presença delas sem precisar de repelentes químicos ou venenos.

A propósito, as abelhas ou Anthophila, são insetos que vivem em colmeias e são extremamente organizadas. Geralmente, são atraídas por flores, portanto, se o seu quintal é florido, pode ser um alvo em potencial. Mesmo que executem um trabalho essencial, tê-las rondando nossa casa pode ser perigoso. Nesse sentido, conhecer e cultivar algumas plantas que afastam abelhas pode ser útil para você.

Veja também: Como ter flores no jardim o ano todo: saiba como manter o espaço sempre florido, com esse revezamento de espécies Plantas que afastam abelhas do quintal: descubra os mitos e verdades desse assunto agora mesmo - Reprodução: Canva Pro Plantas que afastam abelhas do quintal: descubra os mitos e verdades desse assunto agora mesmo – Reprodução: Canva Pro
Plantas que afastam abelhas do quintal em pouco tempo
De acordo com artigo de Ana Beatriz Hoffert, para o Casa Vogue, em 19 de maio de 2022, algumas plantas aromáticas exalam cheiro que não agradam aos insetos. Por conseguinte, são consideradas repelentes naturais. Veja algumas que o Agro Notícias, separou para te informar.

Saiba mais: Como fazer um jardim de ervas: veja essas dicas e quais espécies escolher para começar
Louro
A princípio, a folha do louro é rica em propriedades curativas que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Frequentemente, é utilizada como tempero na culinária ou como ingrediente de chá. Além disso, o seu perfume pode servir para afastar a abelhas de maneira natural. Diante do exposto, vale a pena ter essa plantinha fazendo parte da sua horta.
Hortelã
De antemão, saiba que a hortelã também é uma erva medicinal que possui um odor marcante, constantemente presente nos tratamentos de gripe e outros males. Portanto, além de espantar insetos pode potencializar sua saúde.
Citronela
A citronela faz parte das plantas que afastam abelhas. Mais que isso, ela possui compostos que ajudam a combater algumas doenças. Inclusive, age como bactericida e calmante. Muito popular no mundo da aromaterapia e na produção de velas e cosméticos. Sendo assim, é uma ótima ideia separar um cantinho da sua casa para cultivar essa plantinha maravilhosa.

Teoricamente as abelhas ou vespas não toleram esses odores. Conforme explica o conteúdo de Daniel Moverley, publicado no eHow, em 20 de novembro de 2021. Pelo sim ou pelo não, faça o seu jardim aromático, pois, todas essas plantas trazem benefícios para a saúde. Como resultado disso, você terá uma farmácia natural em seu quintal.
Óleos essenciais ao invés das plantas que afastam abelha
Outrossim, os óleos essenciais podem resolver esse problema, uma vez que a ação repelente se dá através do cheiro. Em suma, ao invés de montar uma hortinha ou espalhar vasos de plantas que afastam abelha pelo ambiente, basta adquirir um óleo com a fragrância das ervas e borrifar em toda a casa.

Antes de sair, leia também: Saiba tudo que precisa para ter a yucca no jardim de sua casa; do plantio aos cuidados essenciais

Nascida e enraizada no norte de Minas, mas como o coração e pensamentos itinerantes. A propósito, sou mãe de Luiz Otávio, amante dos livros e da boa música. Para mais, técnica em enfermagem atuante desde 2009. Atualmente, atuando também como redatora do Folha Go e do ÉmaisMT.