Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Já sabe as propriedades e benefícios do própolis para a sua saúde? Veja agora mesmo
Já sabe as propriedades e benefícios do própolis para a sua saúde? Veja agora mesmo (imagem: pexels)

Já sabe as propriedades e benefícios do própolis para a sua saúde? Veja agora mesmo

Salvador, 16 de junho de 2022, por Larissa Melo – O Própolis é uma mistura de pólen, cera, secreções salivares das abelhas e substâncias resinosas de vegetais. Ele serve para as abelhas como um tipo de material de construção, o qual usam para vedar e proteger a colmeia de situações climáticas desfavoráveis e de outros insetos. Para nós humanos, os benefícios do própolis também se mostram excelentes para a nossa saúde.

Hoje, no Agro Notícias, mostraremos alguns benefícios do própolis para a saúde. Afinal, estudos demonstram que seu uso pelos humanos já vem de milênios. Afinal, ele foi usado no Antigo Egito, na Mesopotâmia, pelos incas, gregos e também pelos romanos.

Ademais, veja: Fazer pilates vale a pena? Descubra agora quais são os benefícios do pilates para o corpo

Já sabe as propriedades e benefícios do própolis para a sua saúde? Veja agora mesmo Já sabe as propriedades e benefícios do própolis para a sua saúde? Veja agora mesmo (imagem: pexels)
O uso de própolis no Brasil
No Brasil, temos 3 tipos de própolis: própolis marrom, própolis verde e própolis vermelho. As diferenças de cores estão relacionadas aos tipos de abelhas e plantas que usam para produzirem o produto. Além das cores, também se diferenciam os benefícios de cada um dos própolis.

O própolis marrom contém ação antioxidante e antimicrobiana. Já o própolis verde contém propriedades antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, imunomodulatória, cicatrizante, anestésica, anticâncer e anticariogênica. Enquanto isso, o vermelho apresenta efeitos antitumorais e antioxidantes.

Por conseguinte, leia: Plantar tomilho em vaso é fácil e vale muito a pena: confira os benefícios e em quanto tempo você os colherá
Propriedades e benefícios do própolis
O própolis não contém quantidades significativas de carboidrato, proteína e gordura. Por outro lado, é rico em composto fenólicos, pertencentes a 3 grupos. São eles os flavonóides, ácidos fenólicos e ésteres fenólicos. Além disso, ainda contém: ferro, manganês, cobre, vitaminas C, E, B1, B2 e B6.

O própolis nos concede diversos benefícios, alguns deles são: ajuda na saúde oral, controle de glicose, ajuda no tratamento de doenças gastrointestinais e ajuda no tratamento de acnes. Além disso, trás melhorias na saúde ginecológica e é um bom aliado na cicatrização. Por fim, ele também previne doenças ósseas, reduz a pressão arterial, ajuda no tratamento de inflamação na garganta e amígdalas, combate e previne resfriados e gripe.
Como consumir o própolis
Existem algumas diferenças, mas em geral são formados da seguinte maneira: 5% de pólen, 10% de óleos essenciais e aromáticos e 30% de cera. Além de 50% de resina e bálsamo vegetal e 5% de outras substâncias, como resíduos orgânicos.

Existem diversas formas de consumir própolis, segundo a matéria publicada em 24 de março de 2022, no site Uol, pela colaboradora Samantha Cerquetani. Entre elas estão: tomar puro ou diluído em água. Serve, ainda, para fazer chás, shorts matinais, e gargarejo. Também serve para realizar inalações e para ser usado na pele.

Apesar dos benefícios do própolis, existem contraindicações do uso para pessoas com alergias a picadas de abelha ou de outros insetos. Para asmáticos e pessoas com alergias que se manifestam como mucosite oral ou dermatite. Então, se esse for o seu caso, apenas indique os benefícios do própolis para outra pessoa, mas nunca consuma o próprio.

Ademais, leia também: Entre os benefícios do jatobá estão suas ótimas propriedades expectorantes: descubra mais sobre essa espécie e aprenda a consumir