Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Jiló: saiba porque você deve dar uma chance a este fruto de sabor único - Reprodução Canva
Jiló: saiba porque você deve dar uma chance a este fruto de sabor único - Reprodução Canva

Jiló: saiba porque você deve dar uma chance a este fruto de sabor único

Belo Campo, 10 de junho 2022, por Lídia Meireles – Apesar do seu sabor amargo, característica marcante do jiló, ele é um grande aliado da saúde do nosso corpo. E é justamente por isso que o Agro Notícias vai te ensinar como deixar o fruto mais saboroso e, assim, aproveitar todos os seus benefícios.

Embora ele não seja tão bem aceito pela maioria das pessoas, ao longo deste artigo você verá que é possível deixá-lo mais apetitoso. Aliás, o jiló é bem versátil, o que vai possibilitar seu consumo de várias maneiras. Por exemplo, você pode aproveitá-lo refogado, em saladas e até mesmo em forma de suco que pode ser batido com couve e limão.

Leia também: Cor do pimentão: descubra o motivo e se há diferença entre o amarelo, verde e o vermelho
Benefícios do jiló
Conforme afirma Samantha Cerquetani, em sua matéria para o site Uol, publicada em 24 de maio de 2019, devido a propriedades como vitaminas e minerais, o jiló pode contribuir para a saúde do coração. Além disso, ajuda a melhorar a pressão arterial e ajudar no processo de emagrecimento.

Por ser uma boa fonte de fibras e muita água, o fruto também é capaz de auxiliar o sistema digestivo e controlar os níveis de açúcar no sangue. Ao agir desta forma, o jiló se torna um grande aliado de quem sofre com diabetes. Portanto, se você é portador (a) de algum desses males, esse alimento é de grande valia.

Porém, não é só isso, ele também possui antioxidantes importantes para a saúde da sua pele. Isso acontece porque essas substâncias têm a função de promover a renovação das células e combater o envelhecimento precoce. Sendo assim, se você quer adquirir todos esses benefícios é só acompanhar as dicas do próximo tópico.

Ademais, leia: Pimenta faz bem? Veja o que acontece se você consumir diariamente

Jiló: saiba porque você deve dar uma chance a este fruto de sabor único - Reprodução Canva Jiló: saiba porque você deve dar uma chance a este fruto de sabor único – Reprodução Canva
Como consumir
Uma das formas de degustar o jiló sem perder seus nutrientes é refogando-o. Assim, você poderá combinar outros ingredientes e disfarçar o amargo. Veja como é simples essa receita que separamos para você fazer em casa.

500 g de jiló cortado em cubos;
1 colher de chá de alho picado;
1 cebola picada;
2 colheres de sopa de azeite;
1 pimentão vermelho picado;
1 colher de chá de tempero baiano;
sal e pimenta a gosto;
cheiro verde a gosto;
50 ml de água.

Tudo isso é o que você precisa para aproveitar esse vegetal de maneira saborosa. A princípio você deverá colocar o azeite, a cebola, o alho, o pimentão e os temperos secos para refogar em uma panela. Como os temperos refogados, é hora de acrescentar o jiló e a água. Depois, você irá fechar a panela e deixar cozinhar por cerca de 3 minutos sem abrir ou mexer.

Logo após o tempo de cozimento é só colocar o cheiro verde e esperar secar toda a água. Feito isso, seu jiló ficará sequinho, saboroso e pronto para servir. Vale lembrar que você poderá colocar carne seca desfiada se quiser incrementar a receita.
Dica extra
Como dito, o jiló tem um sabor amargo que faz parte da sua natureza. Mas, se você não gosta dessa característica do fruto, temos um truque para compartilhar com você. A fim de afastá-lo, basta cortar o jiló ao meio e colocar de molho em água com sal por pelo menos 20 minutos. Por fim é só lavar e seguir com a receita normalmente.

Você também irá gostar de ler: Saiba quando e como plantar couve-chinesa: facilitamos para você incluí-la em sua horta

Eu sou Norte Mineira, tenho 35 anos. Com formação na área da beleza e uma apaixonada pelos livros. Atualmente sou redatora e escrevo para o site ÉmaisMT. Para críticas ou sugestões, entre em contato. [email protected]