Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Lavar o arroz é certo ou errado? Veja os motivos pelos quais essa prática é errada (Imagem: Pexels)
Lavar o arroz é certo ou errado? Veja os motivos pelos quais essa prática é errada (Imagem: Pexels)

Lavar o arroz é certo ou errado? Veja os motivos pelos quais essa prática é errada

Salvador, 11 de junho de 2022, por Beatriz Maciel – Muito comum de ser encontrado nos pratos dos brasileiros, o arroz causa dúvidas na hora do seu preparo. Isso porque, há controvérsias sobre o processo de higienização do grão na hora do cozimento. Assim, muitas pessoas se perguntam se seria saudável ou não lavar o arroz. Pensando em saná-las, o Agro Notícias selecionou as melhores informações sobre o assunto.

O arroz está incluso em muitas receitas do nosso cotiado. Dentre elas estão o bolinho de arroz, biscoito de arroz e até mesmo o famoso arroz doce. Mas, afinal, deve-se lavar o arroz antes da preparação? A resposta é não. Contudo, essa resposta tem fundamentos, e é o que você verá a seguir.

Veja também: Cinco dicas para mudar a sua rotina alimentar: um passo de cada vez, veja como pode ser mais fácil do que você imagina

Lavar o arroz é certo ou errado? Veja os motivos pelos quais essa prática é errada (Imagem: Pexels) Lavar o arroz é certo ou errado? Veja os motivos pelos quais essa prática é errada (Imagem: Pexels)
Por que não lavar o arroz?
A verdade é que você não deve lavar o arroz. De acordo com matéria de Ana Carolina Nunes para o site UOL, o arroz possui muitos nutrientes que acabam ficando desprotegidos após a remoção da casca desse grão. Por isso, não se deve lavar o arroz para o seu cozimento, pois, a lavagem desse grão pode fazer com que ele perca suas vitaminas e seus nutrientes.

O arroz é rico em vitamina B, fósforo, potássio e ferro. Esses elementos são de extrema importância para a saúde humana. Dentre as muitas funções dessas substâncias, algumas delas ajudam na regeneração óssea, por exemplo, como é o caso do fósforo e cálcio. Assim, lavar esse grão pode ser danoso à sua saúde.

Outro motivo para não se realizar a lavagem do arroz é o fato de os grãos ficarem propensos a grudar uns nos outros. Assim, se você prefere um arroz mais soltinho, não há necessidade de ser lavá-lo.

Leia agora: Sua saúde agradece: aprenda como tirar agrotóxico do feijão em poucos passos
Não pode lavar nenhum tipo de arroz?
É sabido que existem muitos tipos de arroz. O mais comum entre eles é o branco, que você já sabe que não deve ser lavado. Mas, e os outros tipos de arroz? Você deve ou não lavar? O mesmo que vale para o arroz branco, serve para os outros tipos de arroz também para o arroz parboilizado.

O arroz integral pode ser lavado, pois esse tipo de grão vem com a sua casca. Assim, no ato da lavagem, não ocorre uma perda significativa das suas vitaminas e nutrientes, como é o caso do arroz branco. Assim, de maneira geral, a ideia é de que você não deve lavar o arroz.

Ademais, veja: Cozinhar com óleo de coco é melhor? Descubra toda a verdade sobre este produto