Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Limão é bom para gripe (reprodução Canva Pro)
Limão é bom para gripe (reprodução Canva Pro)

Limão é bom para a gripe? Descubra 6 fatos e mitos sobre essa fruta

Salvador, 31 de maio de 2022, por Raíly Fortunato – O limão é uma fruta cítrica bastante consumida em todo mundo, pode ser apresentado na culinária como sucos, tortas, bolos, preparo de carnes ou peixes também. Mas, saindo da área culinária e olhando para os benefícios que o fruto pode proporcionar, será que o limão é bom para a gripe como dizem?

Portanto, nós temos a resposta para essa pergunta. Seus benefícios vão além da cozinha, podendo ser utilizado também para a manutenção da saúde devido às suas propriedades. Assim, descubra em nossa matéria se o limão é bom para a gripe de fato e os mitos e verdades acerca desse fruto cítrico.

Acesse agora: O suco de limão é bom para quê? Benefícios que farão você pedir biz, confira
Mitos e verdades sobre o limão
O limão é rico em nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo vitamina C, ácido cítrico, bioflavonoides, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio, fosforo e fibras. Entretanto, existem muitas dúvidas que permeiam o tema sobre os reais benefícios que o limão pode trazer ao organismo, portanto, fique conosco e descubra os mitos e verdades sobre o limão.
1. Afinal, o limão é bom para a gripe?
Conforme o site Terra, em 13 de novembro de 2020, por ser um alimento rico em vitamina C, o limão é um grande aliado no combate de resfriados. Essa vitamina é responsável por fortalecer o sistema imunológico, favorecendo a melhora dos sintomas. Ademais, devido à presença da substância limoneno, o fruto também pode possuir propriedades antifúngicas e antibacterianas, que combatem doenças como candidíase gripes e os resfriados.
2. O consumo da fruta previne o envelhecimento?
O limão é fonte de antioxidantes e bicompostos responsáveis por promover a eliminação dos radicais livres presente nas células que causam o envelhecimento precoce. Portanto, ao ingerir o limão, ocorre a proteção dessas células, retardando o envelhecimento e o surgimento de rugas. Ainda, o consumo garante também a regeneração dos tecidos e produção do colágeno, responsável por dar firmeza e elasticidade à pele.

Os benefícios do suco de couve com limão: veja o que acontece com seu corpo se consumir esta bebida diariamente
3. Tomar água com limão emagrece?
A fruta cítrica possui poucas calorias e é um alimento saudável, rico em fibras que garantem mais saciedade e diminuem a velocidade da digestão. Todavia, não há nenhuma evidência de que a ingestão de água com limão pela manhã promova diretamente o emagrecimento. Porém, nada impede que você adicione o limão em sua dieta, de modo a usufruir de seus benefícios e manter um estilo de vida mais saudável e, consequentemente, eliminar o excesso de peso.
4. Ingerir limão melhora o trato intestinal?
Uma boa opção para quem vive sempre com o intestino preso é consumo do limão com água morna em jejum. Por ser uma fonte de fibras solúveis, o limão favorece a movimentação do trato intestinal, direcionando a água para as fezes, hidratando-as e regulando, assim, as idas ao banheiro. Por outro lado, a água morna atua como um lubrificante natural que suaviza as fezes, promovendo a evacuação do bolo fecal.

Ademais, o ácido cítrico encontrado na composição do limão favorece o sistema digestivo e atua igualmente como estimulante para o sistema digestivo. E, não para por aí, as fibras presentes no limão servem como alimento para as bactérias boas que habitam o intestino, mantendo o equilíbrio da microbiota intestinal.

Limão é bom para gripe (reprodução Canva Pro) Limão é bom para gripe (reprodução Canva Pro)
5. O limão regula o pH do sangue?
Nosso organismo mantém um funcionamento constante para que o pH sanguíneo se mantenha levemente alcalino, entre 7,3 e 7,4. Embora o limão seja uma fruta cítrica, ou seja, de caráter ácido, quando é metabolizada pelo organismo ela se torna mais alcalina. Assim, a ingestão do ácido cítrico presente no limão contribui para manter um equilíbrio, fazendo com que os componentes minerais melhores os níveis alcalinos do sistema.
6. O limão acelera o metabolismo?
Por fim, é mito que o limão pode favorecer o aumento do metabolismo, gerando emagrecimento. O fruto não possui componentes que lhe atribuam efeito termogênico para o organismo, assim não favorece a queima de calorias e a perda de peso. Porém, você pode associar o limão com outros alimentos com potencial termogênico comprovado, como o gengibre e a canela para acelerar seu metabolismo.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha descoberto de se fato o limão é bom para gripe. Ainda mais, que você acabe com todas suas dúvidas com nossa lista de mitos e verdades sobre o fruto cítrico, acabando de vez com o misticismo acerca desse alimento.

Veja e se surpreenda: Você sabia que a pimenta caiena é ótima para o coração? Conheça esse e outros benefícios da especiaria

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.