Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Mistura caseira de bicarbonato de sódio realmente funciona para limpar tudo? Saiba agora onde e como utilizar (Reprodução: Pexels)
Mistura caseira de bicarbonato de sódio realmente funciona para limpar tudo? Saiba agora onde e como utilizar (Reprodução: Pexels)

Mistura caseira de bicarbonato de sódio realmente funciona para limpar tudo? Saiba agora onde e como utilizar

Salvador, 21 de junho de 2022, por Elen Camila — A limpeza diária é uma preocupação comum. Por isso, buscar por produtos que auxiliem nessa difícil tarefa pode ser bastante trabalhoso. A mistura caseira de bicarbonato de sódio pode ser uma potente aliada na hora da faxina! Além de eficiente, ela custa pouco e pode ser feita em poucos minutos.

O bicarbonato de sódio é um sal que possui muitas finalidades, como alimentícias e cosméticas. Contudo, a popularização dessa famosa misturinha caseira levantou muitas dúvidas sobre o seu uso. Por isso, nós do Agro Notícias separamos um espaço para te contar tudo sobre a mistura caseira de bicarbonato de sódio.

Leia mais: Bicarbonato de sódio: Veja os usos desse ingrediente que não pode faltar em sua casa

Mistura caseira de bicarbonato de sódio realmente funciona para limpar tudo? Saiba agora onde e como utilizar (Reprodução: Pexels) Mistura caseira de bicarbonato de sódio realmente funciona para limpar tudo? Saiba agora onde e como utilizar (Reprodução: Pexels)
Mistura caseira de bicarbonato de sódio funciona?
A mistura caseira de bicarbonato de sódio realmente funciona para limpar quase tudo. Isso porque a mistura potente de bicarbonato com o vinagre resulta em uma forte reação química que ocasiona a produção de acetato de sódio. Dessa forma, o acetato funciona como um abrasivo, conseguindo retirar pequenas manchas das superfícies.

Além disso, é comum que o vinagre esteja em excesso no meio, ocasionando ainda em ácido acético como produto da reação. Logo, o acetato atuará como abrasivo e o ácido acético ajudará a remover a sujeira superficial. É comum que a mistura crie bolhas pela liberação do gás carbônico, mas, esse não é um gás perigoso, então, precisa se preocupar.

Para quem deseja uma limpeza ainda mais pesada, é indicado o uso de 250mL do suco de limão juntamente com a mistura caseira do bicarbonato. Assim, teremos também ácido cítrico no meio, derivado do limão, potencializando ainda mais a fórmula. É importante lembrar também que sempre se deve utilizar luvas quando for utilizar de produtos para a limpeza.

Veja também: Quais as utilidades do bicarbonato de sódio? Veja onde usar esse ingrediente multiuso
Onde usar o bicarbonato?
Segundo uma matéria publicada em 15 de agosto de 2018, por Carol Salles para o site da UOL,
o bicarbonato de sódio é um sal que possui diversas utilidades. Uma dica, é utilizar um pote na geladeira com um pouco do sal, ele irá absorver os cheiros e manter a sua geladeira livre de odores.

Ele também pode ser utilizado para eliminar pesticidas das frutas e para controlar o pH do couro cabeludo. Já a mistura caseira de bicarbonato de sódio pode ser utilizada para a limpeza de vidros, pisos, sapatos, roupas e qualquer superfície que apresente manchas.

Em seguida, veja: Aprenda agora como fazer misturinha de vinagre e bicarbonato para lavar o banheiro e substituir a água sanitária