Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Ovo - Reprodução: Pixabay
Ovo - Reprodução: Pixabay

Ovo branco e o marrom tem diferença nutricional? Descubra se ambos são saudáveis

Bragança Paulista, 18 de junho, por Caio Silveira – O ovo é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Além de ser saboroso, ele é muito versátil: pode ser frito, cozido, transformado em uma omelete, vai na farofa, etc. E você certamente já se perguntou a diferença entre o ovo marrom e o branco. Para saber disso e muito mais, leia o artigo do Agro Notícias abaixo.

Segundo Thais Szego do UOL em 22 de julho de 2019, o ovo é riquíssimo em vitaminas e proteínas. Antigamente ele era visto como um vilão, porém, hoje sabe-se que é um alimento que faz bem à saúde. Favorecer o funcionamento do cérebro, proteger as vistas e ajudar na formação de músculos são outros de seus benefícios. E agora, sabendo disso, veja a seguir as diferenças do ovo branco e do marrom.

Assim, leia também: Informações valiosas na hora de descongelar a carne, confira

Ovo - Reprodução: Pixabay Ovo – Reprodução: Pixabay
Qual ovo tem mais proteína marrom ou branco?
É muito comum pensar que os ovos marrons são diferentes dos brancos. Porém, a diferença entre eles é mínima e fica sujeita à casca mesmo. Eles podem sair com a coloração alterada por conta das galinhas, que podem ser de raças diferentes. Ou seja, a composição, o sabor e os nutrientes são iguais nos dois tipos.

Os ovos funcionam da seguinte maneira: as galinhas brancas dão os ovos brancos, ou com uma tonalidade um pouco esverdeada/azulada. Já as galinhas vermelhas, marrons, beges ou pretas dão ovos marrons ou vermelhos. Isso porque, dependendo da região que você mora, os ovos podem ser chamados de “vermelhos” também.

Alguns estudos que foram realizados por especialistas afirmam que os ovos brancos têm um pouco menos de proteína. Porém essa diferença é tão pouca que ela nem é significativa. Logo, você pode consumir qualquer um dos dois que todos os nutrientes serão absolvidos pelo seu sistema imunológico.

Portanto, leia também: Aprenda a tirar o caroço da azeitona de uma maneira muito rápida e prática
Qual é o melhor tipo de ovo?
Agora que você já sabe que os ovos marrons e brancos tem a mesma quantidade de proteína, não há duvida. Os dois são ótimos para serem consumidos, não importa a maneira. Aqui vai a composição nutricional dos ovos depois de cozidos por 10 minutos.

Calorias: 146;
Proteína: 13,3 g;
Gorduras: 9,5 g;
Colesterol: 397 mg;
Carboidratos: 0,6 g;
Gordura saturada: 2,9 g;
Cálcio: 49 mg;
Magnésio: 11 mg;
Ferro: 1,5 mg;
Gordura monoinsaturada: 3,8 g;
Gordura polinsaturada: 1,1 g.

Em resumo, hoje você finalmente descobriu a diferença entre o ovo branco e o marrom (ou vermelho). E é muito mais simples do que você pensava, não é mesmo? Então que tal compartilhar essa boa notícia com seus amigos?

Ademais, leia também: Avelã é uma castanha rica em ferro e repleta de vantagens para a saúde; confira