Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
alcachofra (Reprodução Canva Pro)
alcachofra tem gosto de que (Reprodução Canva Pro)

Já ouviu falar da alcachofra? Aprenda quais os benefícios e o sabor desta incrível iguaria

Foz do Iguaçu, 18 de maio de 2022, por Igor Queiroz – O assunto de hoje, no Agro Notícias, além de interessante, é super informativo. Trata-se da exótica alcachofra. Sim, a mesma dos filmes americanos. Não sei se sabe, mas as propriedades desta planta são numerosas.

Além de um sabor um tanto quanto marcante, seus benefícios proporcionam saúde em doses elevadas. Dessa forma, se nunca consumiu alcachofra, após essa leitura, certamente, a vontade e a curiosidade vão aumentar exponencialmente. Assim sendo, vamos ao ponto: conheça, agora, os verdadeiros benefícios da alcachofra.

Veja: Chá de Tulsi, já ouviu falar? Conheça os benefícios incríveis dessa bebida natural
Afinal de contas, o que é uma alcachofra?
Basicamente, a alcachofra, cujo nome científico é Cynara scolymus, é uma planta medicinal cheia de propriedades únicas. Seu nome, estranho e até engraçado, tem origem mista. Em síntese, vem de uma união do árabe e do grego. Significa “planta espinhosa” – uma definição curta e objetiva. Contudo, o que mais interessa nessa planta é seu valor nutritivo.

alcachofra (Reprodução Canva Pro) Alcachofra (Reprodução Canva Pro)

Em suma, sua rica concentração de vitaminas e minerais chama a atenção. Além da vitamina C, minerais como potássio, cálcio e fósforo propiciam, de maneira ampla e integrada, uma série de benefícios ao nosso organismo. Assim, dentre as principais, listam-se a redução do colesterol “ruim”, do apetite, a diminuição do açúcar no sangue e também a eliminação de líquidos. De maneira geral, a alcachofra é uma ótima opção para quem deseja saúde em doses elevadas.

Ademais, veja também: Chá de amora miura: saiba quais os benefícios e as propriedades dessa incrível bebida natural
Benefícios da alcachofra
O consumo regular desta planta exótica traz, direta e indiretamente, muitos impactos positivos à saúde. Conforme aponta Samantha Cerquetani, para o site UOL em 10 de maio de 2019, pontos positivos não faltam. Assim sendo, se seu objetivo é manter um estilo de vida funcional e benéfico, essa iguaria pode sim ser sua aliada.

Vale, ainda, ressaltar que tais informações não são aleatórias. Vários pesquisadores estudam a alcachofra e suas propriedades. Portanto, abordemos alguns dos principais benefícios da alcachofra.
Colesterol e diabetes controlados
De forma geral, a alcachofra é uma ótima fonte de fibras. Alguns exemplos são a pectina e também a inulina. Estas, além de cooperarem para formação das fezes, promovem o equilíbrio dos colesteróis. Desse modo, seus efeitos são potencializados quando inclusa em uma rotina de exercícios e dieta adequada.

Ainda, outro fator interessante chama a atenção na alcachofra: seu baixo índice glicêmico. Para diabéticos e pré-diabéticos, essa característica é muito útil. Suas fibras e proteínas atuam sobre a regulação do açúcar no sangue. Todavia, se você já é diabético, o uso regular dessa planta deve ser, previamente, autorizado por seu médico. Isso porque, dependendo de cada caso, as propriedades da alcachofra podem interferir nos medicamentos.

Confira: Limão zamboa, cheio de propriedades e benefícios. Conheça mais sobre essa deliciosa fruta cítrica
Pressão arterial e funções hepáticas sob controle
Essa planta exótica ajuda, ainda, na formação de urina e, consequentemente, na eliminação de líquidos. Dessa forma, as elevadas pressões arteriais são controladas e reguladas. Não obstante, os antioxidantes presentes na planta auxiliam a função hepática. Traduzindo em miúdos, significa um fígado mais protegido e funcional.

Por fim, vale citar o efeito prebiótico da alcachofra. Isto é, ela ajuda na formação e eliminação das fezes, além de interferir positivamente sobre a absorção de nutrientes. Caso seu intestino seja preso, vale a pena adicionar alcachofra na dieta, fica aí a dica.

Confira: Saiba mais sobre a flor ruélia: deixe seu quintal ainda mais bonito com essa bela flor
Formas de consumir: chá de alcachofra
Existem algumas formas de consumir a alcachofra. Nesta receita, contudo, escolhemos a forma de chá. Em lojas de produtos naturais e também pela internet, você encontra as folhas secas de alcachofra, ideais para chás. Para tal, são necessários 1 litro de água filtrada e uma colher de chá com folhas secas de alcachofra.

O modo de preparo é, sobretudo, simples e objetivo. Basta ferver a água, apagar o fogo e, em seguida, adicionar as folhas secas de alcachofra. Deixe repousar por 5 minutos. Por fim, coe, adoce conforme seu gosto e consuma. Três xícaras por dia são suficientes.

Portanto, veja também: Dá para plantar Pitaya em casa? Claro que sim! Aprenda algumas dicas indispensáveis para ter sua própria pitaieira