Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantas que refrescam a casa; confira 5 opções e aprenda a usá-las dessa forma (Imagem: Pexels)
Plantas que refrescam a casa; confira 5 opções e aprenda a usá-las dessa forma (Imagem: Pexels)

Plantas que refrescam a casa; confira 5 opções e aprenda a usá-las dessa forma

Salvador, 12 de junho de 2022, por Beatriz Maciel – Com a estação mais quente do ano se aproximando, recorremos ao uso de ar condicionado e ventiladores para refrescar o ambiente. Essas opções não são nada econômicas, além de não colaborarem com o meio ambiente. Pensando nisso, nós do Agro Notícias resolvemos te ajudar com dicas de plantas que refrescam a casa.

A presença das plantas em nossas casas vai muito além de decorar o espaço. Existem plantas para as mais diversas funções. Assim, há aquelas que nos servem ao serem incluídas na nossa alimentação, algumas são usadas para remédios e outras plantas que refrescam a casa e deixam um aroma muito bom na sua residência.

Veja também: Quer dar mais vida ao quintal? Conheça essas 3 plantas coloridas que vão te ajudar nessa tarefa

Plantas que refrescam a casa; confira 5 opções e aprenda a usá-las dessa forma (Imagem: Pexels) Plantas que refrescam a casa; confira 5 opções e aprenda a usá-las dessa forma (Imagem: Pexels)
Quais as plantas refrescam a casa?
As plantas possuem uma função muito importante para o ambiente, pois realizam trocas gasosas que ajudam na limpeza de poluentes existentes no ar. Assim, existem algumas plantas que fazem trocas gasosas em altas quantidades. De acordo com Giovanna Oliveira, em artigo publicado para o site Casa Vogue, no dia 19 de janeiro de 2021, uma planta que pode ser utilizada é a espada-de-são-jorge, devido a sua alta taxa de trocas gasosas.

Essas trocas gasosas consistem na troca de gás carbônico pelo gás oxigênio, e é na troca desses gases que as plantas liberam umidade, purificando e refrescando o ambiente. Assim, faz-se interessante que se conheça boas opções como as seguintes
Jiboia
As jiboias, além de darem um ótimo visual à sua casa, possuem uma taxa muito boa de trocas gasosas. Você deve colocar essas plantas em vasos que, tanto podem ficar no chão quanto podem ficar penduradas. Uma boa notícia é o fato de essa planta não necessitar de muita rega, pois não necessita ficar tão exposta ao sol. Assim, você deve colocá-la em locais onde o sol não chegue diretamente;
Antúrio
Além de refrescar o ambiente, são ótimas para dar um visual legal na sua casa, pois suas pétalas vermelhas dão um toque especial a essa planta. Assim, você deve colocar essas plantas dentro de casa mesmo, pois são ótimas para refrescar ambientes mais fechados;
Samambaia
Essa planta é a queridinha de muitas pessoas, devido a sua beleza. Isso porque ela se adapta muito bem a locais com sombra. Dessa forma, coloque-a dentro de casa mesmo, pois vai intensificar o processo de purificação do ar.

Veja também:O que acha de uma parede de plantas no quintal? Apaixone-se por essas super dicas
Plantas que diminuem a temperatura do ambiente
Existem plantas que são capazes de refrescar a sua casa, pois causam o aumento da umidade do ar, ou seja, elas deixam o ar mais fresco e reduzem a temperatura do ambiente. Algumas dessas plantas são:

Lírio;
Azaleia;
Filodendro;
Columeia.

Além dessas plantas, algumas ervas como manjericão, alecrim e lavanda são ótimas opções para refrescar o ar da sua residência, além de trazer um aroma muito especial. Assim, seguindo essas dicas, tenham essas plantas que refrescam a casa, trazem um bom aroma e deixam o seu lar com um ótimo visual.

Ademais, veja: Pode não parecer tão importante, mas podar as plantas corretamente faz toda a diferença