Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Acerola (reprodução Canva Pro)
Acerola (reprodução Canva Pro)

A acerola é rica em vitamina C: com 23 vezes mais que a laranja, essa frutinha irá te surpreender; saiba mais

Salvador, 15 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. A acerola, também conhecida cientificamente por Malpighia emarginata, é uma fruta originária das Antilhas, região da América Central e do norte da América do Sul. É um fruto cítrico com sabor ácido-azedo e com cor vermelha, bastante utilizado em preparos de sucos, compotas, geleias e sorvetes. Mas, para além da culinária, a acerola possui uma potente ação benéfica para a saúde.

Essa pequena fruta é fonte de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Dessa maneira, reunimos em nossa matéria os benefícios que a acerola pode proporcionar à sua saúde. Portanto, continue conosco e se surpreenda com o potencial dessa fruta cítrica.

Acesse já: Chá de amora miura: saiba quais os benefícios e as propriedades dessa incrível bebida natural
Rica em vitamina C
Incrivelmente, essa pequena fruta é uma potente fonte de vitamina C. Em apenas 100 ml do suco pode conter cerca de 100 a 300 mg de vitamina C, enquanto isso, na mesma quantidade do suco de laranja encontra-se apenas 80 mg. A vitamina C, portanto, é uma substância essencial para o funcionamento do nosso organismo. Deste modo, tem papel antioxidante contribuindo para a diminuição do estresse oxidativo das células, combatendo assim os radicais livres e prevenindo doenças crônicas.

Além disso, a vitamina C presente na fruta, contribui com uma função essencial para a estética. O combate aos radicais livres também ajuda a preservar a pele, evitando o envelhecimento precoce. Ademais, o ácido ascórbico também é responsável pela produção de colágeno na derme, que mantém a elasticidade, evitando a flacidez, aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Melhora o sistema gastrointestinal
De acordo com Samantha Cerquetani, em 21 de junho de 2021, em colaboração com o site Uol, a acerola é essencial para quem busca a melhora do intestino. Desse modo, por possuir fibras solúveis, em especial a pectina, essa fruta consegue melhorar o funcionamento intestinal de forma surpreendente. A pectina é solúvel em água, assim, contribui para a hidratação do bolo fecal, melhorando o trânsito intestinal e regulando as idas ao banheiro.

Ademais, essa fibra serve de alimento para as bactérias boas do intestino, estimulando assim a proliferação dessa população e reequilibrando a flora intestinal. A pectina também cumpre papel importante no estômago, criando uma espécie de “gel” que ajuda na diminuição do processo digestivo dos alimentos, trazendo mais saciedade.

Acerola (reprodução Canva Pro) Acerola (reprodução Canva Pro)
Colabora para saúde dos olhos
Outra vitamina que se faz presente na acerola é o acido retinoico, também conhecido por vitamina A. Essa substância, portanto, contribui para a melhora da visão em luz baixa, devido à presença da rodopsina. Não apenas, também mantém a córnea clara e hidrata os olhos, evitando a secura ocular. Desse modo, a ingestão regular da acerola reduz o risco de doenças oftalmológicas como a catarata e a degeneração macular que ocorre com o avanço da idade.

Veja e se surpreenda: Já conhece os benefícios da quinoa? Confira agora e veja como adicioná-la à sua alimentação
Previne anemia
A acerola é essencial também no auxílio da absorção do ferro no organismo. Isso acontece, pois a presença da vitamina C na fruta faz com que o mineral seja absorvido com mais facilidade. Deste modo, evitam-se doenças como a anemia, que ocorre devido à diminuição da eficácia do transporte de oxigênio pelo sangue, pela baixa da absorção do ferro.

Dessa maneira, ao ser consumida junto com alimentos ricos em ferro, a fruta proporciona o processo de absorção do mineral, melhorando transporte do oxigênio e evitando sintomas como a fadiga e a palidez. Assim, aposte em acrescentar o suco de acerola em suas refeições para potencializar os mecanismos essenciais para o organismo.
Contribui para saúde do coração
E não para por aí, a acerola também e fonte de potássio, contendo 198 mg do mineral em 100 g da fruta. Logo, consequentemente, a fruta vai contribuir para a saúde cardiovascular, controlando a pressão arterial. Isso ocorre, pois o potássio atua como um anti-hipertensivo, diminuindo a tensão da parede dos vasos sanguíneos, abaixando a pressão arterial. Ademais, os antioxidantes presentes são essenciais na prevenção da aterosclerose, que causa infartos e AVC.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha descoberto todos os benefícios que a acerola pode proporcionar à sua saúde. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo com quem você conhece, de modo que aprendam todo o potencial por trás dessa pequena fruta.

Confira agora: Por que comer pitanga? Conheça os incríveis benefícios dessa fruta regional brasileira

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.