Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantas que não devemos ter em casa (reprodução Canva Pro)

5 plantas que não devemos ter em casa em hipótese alguma; confira

Salvador, 16 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – As plantas são uma das primeiras apostas de quem busca uma decoração harmônica para os ambientes. Elas trazem beleza, elegância, sensação de bem-estar e arborizam o espaço, ao mesmo tempo em que o enfeita. Entretanto, apesar de sua beleza, algumas espécies podem possuir venenos e ser prejudiciais à saúde, principalmente para quem tem crianças e animais domésticos. Portanto, é preciso estar por dentro de quais plantas que não devemos ter em casa.

Diante disso, reunimos nessa matéria cinco opções de plantas que não devemos ter em casa, de modo que você evite como primeira escolha para decoração. Mas, caso ainda sim você opte por elas, que você fique por dentro do potencial e dos efeitos que essas espécies podem causar à saúde.

Acesse agora: Plantas que refrescam a casa; confira 5 opções e aprenda a usá-las dessa forma
1 – Buxinho
De acordo com Bruna Martins, em 07 de fevereiro de 2022, em colaboração com o site Globo.com, a Buxus sempervirens, também chamada de buxinho, é uma das opções consideradas tóxicas. Essa espécie é uma planta arbustiva, bastante utilizada na ornamentação de jardins e canteiros.

Mas, apesar da sua beleza, ela deve ser evitada em casa. Isso porque suas folhas possuem substâncias tóxicas como alcaloides, que podem causar náuseas, vômitos, diarreias e tremores. Caso você possua em seu jardim, faça o manuseio das folhas utilizando luvas, além de deixar a planta em um local mais afastado.
2 – Comigo-ninguém-pode
Comigo ninguém pode, mesmo! Conhecida cientificamente por Dieffenbachia seguine , essa espécie é considerada uma planta capa de atrair boa energias para aqueles que acreditam. Mas para além do seu poder energético, de fato é uma planta decorativa com folhas grandes em formato de amêndoas com duas tonalidades de verde, variando entre o claro e o escuro.

Porém, atente-se! Elas podem ser bastante tóxicas, pois contêm oxalato de cálcio, substância que pode desencadear vômitos e sangramentos no estômago. São de fácil manuseio, portanto, tornam-se bastante escolhidas por aqueles que querem ter um espaço arborizado, todavia, deve haver cuidado redobrado ao manusear a espécie.
3-Caládio
A Caladium bicolor, também conhecida popularmente por caládio é uma planta bulbosa, com folhas grandes, rajadas com duas ou mais cores que variam entre branco, verde, rosa ou vermelho. Apesar de serem plantas ornamentais que decoram ambientes internos como casas e escritórios, por exemplo, não deixa de ser uma espécie de caráter venenoso Todas as suas partes, incluindo as hastes e as folhas possuem também os cristais de oxalato de cálcio, que pode causar os sintomas mencionados acima, além de dificuldade de engolir e salivação em excesso.

Confira também: Conheça 3 espécies de plantas que não precisam de terra e veja como isso é possível

Plantas que não devemos ter em casa (reprodução Canva Pro) Plantas que não devemos ter em casa (reprodução Canva Pro)
4 – Bico-de-papagaio
A bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima), também conhecida por flor-de-natal, é uma planta com lindas flores vermelhas vibrantes, que formam lindos arranjos de decoração. Todavia, ela pode soltar um líquido branco, sua seiva chamada látex irritante, que em contato com a pele pode causar lesões cutâneas, conjuntivite e irritação. Ademais, no caso da ingestão pode desencadear o inchaço dos lábios, excesso de saliva e vômitos.

Desse modo, apesar da sua beleza estonteante, evite escolher essa planta como opção de decoração e, caso já a possua em casa, mantenha principalmente as crianças e seus pets longe do contato direto com as partes da planta.
5 – Espirradeira
Por último, mas não menos tóxica é a Nerium oleander, chamada também de espirradeira, que lidera o ranking dos cultivos venenosos, junto com as demais espécies. Possui flores levemente rosadas e delicadas, e suas folhas possuem formato de lanças. Embora muito belas, as espirradeiras possuem substâncias tóxicas como a oleandrina e a neriantina, que possuem efeitos devastadores para o sistema cardíaco. Desse modo, a ingestão de qualquer uma de suas partes pode causar enjoos vômitos, diarreias e até mesmo a uma parada cardíaca.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você agora tenha aprendido quais tipos de plantas que não devemos ter em casa, apesar da beleza e caráter ornamental. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo com que você conhece e os deixe por dentro das espécies que podem ser vilãs nos ambientes.

Veja já: Existem plantas que afastam insetos e animais peçonhentos do quintal de forma natural? Descubra agora

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.