Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Repelente caseiro (reprodução Canva Pro)
Repelente caseiro (reprodução Canva Pro)

Repelente caseiro para o ambiente: faça hoje mesmo e deixe esses insetos longe de sua casa

Salvador, 16 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. Com a chegada do calor e o aumento da umidade, aumenta também o ciclo de reprodução dos mosquitos e pernilongos. Assim, é comum ser incomodado durante a noite pelos pequenos insetos, que podem provocar alergia e até mesmo doenças. Todavia, algumas opções de combate a infestação de mosquitos podem ser prejudiciais à saúde. Portanto, você pode optar por aprender como preparar um repelente caseiro natural.

Veja agora em nosso conteúdo como preparar o repelente caseiro de forma eficiente, utilizando apenas produtos naturais, econômicos e fáceis de encontrar também. Ademais, descubra o problema por trás dos repelentes químicos e por qual motivo você deve evitá-los, confira abaixo.

Acesse agora: Aprenda como fazer um ótimo hidratante caseiro para as mãos; proteja-as dos problemas causados pelo frio
Problema dos repelentes químicos
Sabemos que quando ocorre a infestações de insetos como mosquitos e pernilongos, recorremos, primeiramente, ao mercado e às farmácias para comprar os repelentes e inseticidas químicos. Entretanto, essas soluções rápidas podem provocar danos à saúde e ao meio ambiente. No caso dos inseticidas, o seu uso negligente pode desencadear aparecimento de alergia, intoxicar os animais domésticos e desencadear problemas neurológicos.

Por outro lado, os repelentes utilizados o corpo, apesar de eficientes, também podem ser prejudiciais devido à presença de uma substância química. O DEET, chamado dietiltoluamida, é o princípio ativo encontrado nas loções repelentes, que agem nos sensores presentes nas antenas dos mosquitos. Essa substância, dependendo do organismo, pode provocar alergia e problemas na mucosa. Assim, de modo a evitar possíveis problemas, existem diversas formas de afastar a presença dos insetos no ambiente utilizando apenas produtos naturais e simples de encontrar. Confira!
Repelente com citronela
De acordo com o site Ecycle, a citronela, conhecida cientificamente por Cymbopogon, é uma planta medicinal, da qual pode ser extraído um óleo essencial com propriedades repelentes, como o cintronelal, geraniol e o limoneno. Uma das opções é utilizar 3 gotas do óleo essencial da planta em um difusor de ambientes, renovando as gotas a cada 5 horas. Outra maneira é partir para a receita caseira com as folhas da planta. Assim, você pode encontrar a citronela desidratada em lojas de produtos naturais, uma versão fresca é difícil de ser achada.

Logo, você precisará apenas de 200 g da citronela desidratada, 1 litro de álcool 70% e um borrifador com frasco escuro (essencial para conservar as propriedades). Após, é só misturar as folhas com o álcool e transferir para o borrifador, aguardando em média de quatro dias para usar o repelente de ambientes. Uma dica é acrescentar também algumas gotas do óleo essencial à solução, potencializando ainda mais o efeito do seu inseticida.

Confira também: Máscara facial caseira de cúrcuma: confira os benefícios para a pele e como fazer essa mistura

Repelente caseiro (reprodução Canva Pro) Repelente caseiro (reprodução Canva Pro)
Repelente à base de cravo-da-Índia
Outra opção eficaz para eliminar a presença dos mosquitos e pernilongos do seu ambiente é apostar no poder do cravo-da-Índia (Zyzygium aromaticum). Esse condimento aromático possui substâncias irritantes para os insetos no geral que, combinados com o álcool, podem potencializar ainda mais o seu odor característico. Desta maneira, você precisará somente de 100 ml de álcool de cereais e 100 gramas de cravo-da-Índia. Em seguida, coloque os dois ingredientes dentro de um borrifador escuro e deixe curtir também por quatro dias.

Ademais, a especiaria também pode ser eficaz para afastar as moscas da sua cozinha. Assim, você precisará apenas de 10 g de cravo e 1 limão. Corte o limão ao meio e espete os cravos na parte externa da fruta, deixando-os expostos ao ar livre. A presença de uma fruta cítrica ajuda a turbinar o poder irritante do condimento, assim, mantendo longe os insetos voadores.
Bônus: repelente para o corpo à base de eucalipto.
E não para por aí, para fechar com chave de outro, trouxemos também para você uma solução repelente caseira para utilizar no corpo. Você precisará apenas de 15 gotas do óleo essencial de eucalipto, 4 colheres de sopa de óleo de amêndoas e ¼ de xícara de água. Misture todos os ingredientes e adicione em um frasco com spray, borrifando a solução sob a pele a cada 6 horas.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido como preparar repelente caseiro natural de forma simples e eficaz. Ademais, que saiba também os malefícios que os repelentes e inseticidas químicos podem causar à saúde, tendo assim, mais motivos para investir na forma mais natural de proteção.

Veja ainda: Aprenda como fazer um ótimo hidratante caseiro para as mãos; proteja-as dos problemas causados pelo frio

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.