Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Frutas (Fonte: iStock)
Frutas (Fonte: iStock)

Os benefícios das frutas continuam depois da desidratação? Saiba mais sobre o assunto

Salvador, 15 de junho de 2022, por Janaina Brito – Desidratar frutas é uma ótima opção para quem quer consumir esses alimentos de forma mais prática no dia-a-dia. Assim, com uma redução significativa do teor de água desses ingredientes, é possível carregá-los na bolsa e comê-los nos intervalos entre uma refeição e outra.

Porém, engana-se muito quem pensa que está se perdendo algum nutriente ingerindo a fruta seca ao invés da fresca. Isso porque, o processo de desidratação concentra as substâncias bioativas presentes nesses ingredientes, sem grandes danos à sua composição nutricional. Logo, veja agora, no Agro Notícias, os benefícios das frutas desidratadas e os cuidados ao acrescentá-las à sua alimentação.

Confira, a seguir: Entenda a importância de higienizar frutas da maneira correta e como fazer isso em poucos minutos

Frutas (Fonte: iStock) Frutas (Fonte: iStock)
Os nutrientes permanecem mesmo nas frutas secas?
A resposta é sim! Como dito, com a eliminação parcial da quantidade de água presente nesses alimentos, todos os outros nutrientes ficam mais concentrados naquela porção. Desse modo, 100g de uma fruta seca pode ser mais calórica e rica em compostos importantes do que 100g da mesma fruta fresca.

Assim, é possível perceber que a ingestão dessas opções desidratadas pode trazer os mesmos benefícios, senão até mais vantagens, que o consumo de suas versões naturais. Além disso, elas costumam durar muito mais tempo que as frutas frescas. A retirada da água leva consigo os riscos de contaminação por micro-organismos, que se proliferam muito mais com a umidade.

Então, investir nessas alternativas pode ser muito útil, principalmente no caso das frutas que estão fora da estação. Contudo, é importante ressaltar algumas exceções. A vitamina C, por exemplo, é o típico nutriente que tem sua concentração reduzida após o processo de desidratação, já que não permanece estável nas altas temperaturas durante a secagem.

Leia mais: Abacaxi desidratado é uma ótima opção de petisco fora do horário: aprenda a fazer e saiba mais sobre ele
Benefícios
Com uma maior concentração de nutrientes e substâncias bioativas, as frutas desidratadas são um ótimo incremento para quem busca uma alimentação saudável. O destaque para a maioria delas é sua riqueza em fibras, que melhoram a saúde do intestino e estão relacionadas com a promoção da saciedade e do controle do apetite.

Portanto, são perfeitas como lanches, principalmente em dietas restritivas, com foco no emagrecimento. Ademais, segundo Samantha Cerquetani em matéria para o site UOL, em 16 de janeiro de 2020, as opções desidratadas são mais doces, afinal, acumulam os açúcares das frutas, o que pode ajudar a reduzir o consumo dos açúcares industrializados, como o refinado.

Outrossim, as fibras também auxiliam no equilíbrio do índice glicêmico, visto que permitem uma absorção mais lenta dessas substâncias pelas células. A ingestão das frutas secas também está associada a prevenção de problemas cardiovasculares, graças aos minerais e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias concentradas.

Algumas opções de frutas secas para se investir são banana, ameixa, figo, damasco, maçã e a clássica uva passa. Com uma variedade de nutrientes, um mix desses alimentos é capaz de aumentar a imunidade, dar energia, além de garantir minerais e vitaminas essenciais para a saúde do organismo.
Como consumir
Apesar de todos os benefícios, é necessário consumir frutas secas com moderação. Isso porque, com carboidratos e outros nutrientes mais concentrados, elas se tornam muito mais calóricas. Ademais, o tamanho de suas porções pode enganar e ser um atrativo para comer quantidades maiores. Dessa forma, duas a três unidades costumam ser suficientes, especialmente junto com outros alimentos.

Você também pode gostar: Saiba como desidratar maçã em casa, e os benefícios de incluí-la em sua dieta alimentar