Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
alocasia-Foto: Canva Pro
alocasia-Foto: Canva Pro

Ainda não sabe como cuidar de uma alocasia? Veja este guia completo e tire todas as suas dúvidas imediatamente

Montes Claros, 23 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Esta matéria é dedicada a quem é apaixonado pela alocasia e deseja aprender como cultivá-la. A propósito, já adiantamos que, embora trata-se de uma espécie exótica, o cultivo é fácil e não exige muito empenho. Por tanto, acomode-se e veja o que fazer para ter esta belezura em casa.

A alocasia é originária das florestas tropicais da Ásia e se divide em 70 tipos, cada um mais belo que o outro. Essas plantas são muito resistentes e chamam a atenção devido ao formato de suas folhas, que podem assumir diversas formas, cortes, cores e tamanhos. Em suma, os cuidados são os mesmos, independente da espécie que você tenha. Veja na prática!

Veja também: Você sabia que cacto-macarrão floresce e dá frutos? Aprenda como cultivar esta planta exótica do jeito certo
Como cultivar a planta alocasia
As alocasias possuem porte arbóreo, atingindo de 30 cm a 1 metro de altura. Suas folhas são grandes e possuem um padrão de veias muito característico. Aliás, as mais conhecidas e comercializadas são: alocasia cucullata, zebrinha, amazônica, cuprea e alocasia black velvet. Todas são lindas e possuem suas particularidades.

alocasia-Foto: Canva Pro alocasia-Foto: Canva Pro
Qual é o melhor solo para a alocasia?
De preferência, um solo que seja de fácil drenagem e com aspecto arenoso, pois a planta não suporta a umidade constante. Em resumo, um substrato orgânico com uma boa quantidade de trufa seria o ideal. Porém, se você fizer uma mistura com terra, húmus de minhoca e areia, a planta não irá reclamar.

Saiba mais: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
Onde deixar a planta?
De acordo com um artigo publicado por Nathalia Inson em 13 de novembro de 2020, no site Viva Decora, as alocasias são a opção perfeita para ambientes internos pois adoram luz indireta. Desse modo, deixe a planta sempre próxima às janelas do imóvel. O Agro Notícias alerta que a exposição ao sol pleno pode queimar as folhas da alocasia.
É necessário regar a alocasia todos os dias?
Conforme matéria publicada no site Casa Abril, por Por Kym Souza, em 14 março de 2022, a rega da alocasia deve ser somente por necessidade. Ou seja, não se deve manter o solo úmido por longos períodos, pois as raízes da planta podem apodrecer. Basicamente, durante o verão, duas regas semanais já são o suficiente. Já no inverno, reduza para um irrigação a cada 8 dias.

Você também pode gostar: Tentou plantar babosa pela folha e não conseguiu? Entenda as causas do fracasso e aprenda fazer do jeito certo

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.