Ainda não sabe como cuidar de uma alocasia? Veja este guia completo e tire todas as suas dúvidas imediatamente

Montes Claros, 23 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Esta matéria é dedicada a quem é apaixonado pela alocasia e deseja aprender como cultivá-la. A propósito, já adiantamos que, embora trata-se de uma espécie exótica, o cultivo é fácil e não exige muito empenho. Por tanto, acomode-se e veja o que fazer para ter esta belezura em casa.

A alocasia é originária das florestas tropicais da Ásia e se divide em 70 tipos, cada um mais belo que o outro. Essas plantas são muito resistentes e chamam a atenção devido ao formato de suas folhas, que podem assumir diversas formas, cortes, cores e tamanhos. Em suma, os cuidados são os mesmos, independente da espécie que você tenha. Veja na prática!

Veja também: Você sabia que cacto-macarrão floresce e dá frutos? Aprenda como cultivar esta planta exótica do jeito certo
Como cultivar a planta alocasia
As alocasias possuem porte arbóreo, atingindo de 30 cm a 1 metro de altura. Suas folhas são grandes e possuem um padrão de veias muito característico. Aliás, as mais conhecidas e comercializadas são: alocasia cucullata, zebrinha, amazônica, cuprea e alocasia black velvet. Todas são lindas e possuem suas particularidades.

alocasia-Foto: Canva Pro alocasia-Foto: Canva Pro
Qual é o melhor solo para a alocasia?
De preferência, um solo que seja de fácil drenagem e com aspecto arenoso, pois a planta não suporta a umidade constante. Em resumo, um substrato orgânico com uma boa quantidade de trufa seria o ideal. Porém, se você fizer uma mistura com terra, húmus de minhoca e areia, a planta não irá reclamar.

Saiba mais: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
Onde deixar a planta?
De acordo com um artigo publicado por Nathalia Inson em 13 de novembro de 2020, no site Viva Decora, as alocasias são a opção perfeita para ambientes internos pois adoram luz indireta. Desse modo, deixe a planta sempre próxima às janelas do imóvel. O Agro Notícias alerta que a exposição ao sol pleno pode queimar as folhas da alocasia.
É necessário regar a alocasia todos os dias?
Conforme matéria publicada no site Casa Abril, por Por Kym Souza, em 14 março de 2022, a rega da alocasia deve ser somente por necessidade. Ou seja, não se deve manter o solo úmido por longos períodos, pois as raízes da planta podem apodrecer. Basicamente, durante o verão, duas regas semanais já são o suficiente. Já no inverno, reduza para um irrigação a cada 8 dias.

Você também pode gostar: Tentou plantar babosa pela folha e não conseguiu? Entenda as causas do fracasso e aprenda fazer do jeito certo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar ler mais