Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
fruta do milagre (Reprodução Canva Pro)
fruta do milagre (Reprodução Canva Pro)

Já ouviu falar na fruta do milagre? Confira cada propriedade desta incrível iguaria natural

Foz do Iguaçu, 28 de maio de 2022, por Igor Queiroz – Fruta do milagre? O que é isso? Nos incríveis contos de Walt Disney, a magia toma conta de tudo. Com um simples toque mágico, as coisas se transformam e mudam de aspecto. Se engana, no entanto, quem imagina que tal realidade é limitada aos contos de fadas.

O assunto de hoje no Agro Notícias vai de provar que a fruta do milagre, além de nutritiva, é capaz de “transformar” sua saúde. Assim sendo, venha conosco descobrir os mistérios por trás desta fruta cheia de milagres. Vamos nessa?

Confira: Limão zamboa, cheio de propriedades e benefícios. Conheça mais sobre essa deliciosa fruta cítrica
Benefícios da fruta do milagre
Originária das florestas tropicais da África, em sua parte ocidental, e, também, encontrada no Japão e Nigéria, a fruta milagrosa, descoberta por volta do século XVIII, chegou ao Brasil em meados dos anos 2000. Em terras tupiniquins, assim como no resto do mundo, seu consumo ainda é tímido e pouco difundido.

fruta do milagre (Reprodução Canva Pro) Fruta do milagre (Reprodução Canva Pro)

Mesmo com um nome imponente, que evoca o adjetivo “milagrosa”, a planta, em si, é pequena e pode ser cultivada em vasos. De forma especial. após quatro anos de existência, quando a planta atinge cerca de 30 centímetros, iniciam o ciclo dos frutos: a famosa miraculina ou fruta do milagre.

Ademais, veja também: Chá de amora miura: saiba quais os benefícios e as propriedades dessa incrível bebida natural
Mas por que “fruta do milagre”?
Vermelha e pequena, com a forma de um grão de café, ao contrário do que muitos imaginam, por não possuir muitos açúcares não possui, por consequência, muito sabor. Porém, não se engane, de forma precipitada, que o fator milagroso inerente à frutinha é a ausência de sabor. Não é isso, como aponta Nathalia Fabro, em 10 de janeiro de 2021 para o site da Globo.

Miraculina, um dos termos utilizados para designar a fruta do milagre, também é o nome da proteína mais presente em sua composição. Em síntese, essa substância age nas papilas gustativas – receptores de sabor presentes na língua – bloqueando a acidez ou o azedume de vários alimentos.
Efeito milagroso
Assim, os carboidratos – ou açúcares – dos alimentos, que geram o sabor característico, como, por exemplo, a frutose, nas frutas, se exalta e assume todo o paladar. Desse modo, alimentos não consumidos anteriormente, como o limão azedo, podem ser facilmente ingeridos sem nenhuma expressão de repulsa por conta de sua acidez.

Pratos amargos, sucos e doces sem – ou com quase nenhuma presença – de açúcar, o que é ideal para diabéticos, a exemplo, se transformam em deliciosas experiências gustativas pela atuação da fruta do milagre, a miraculina, melhor dizendo. O efeito dessa proteína dura, em média, até duas horas.

Portanto, confira: Dá para plantar Pitaya em casa? Claro que sim! Aprenda algumas dicas indispensáveis para ter sua própria pitaieira
Diabéticos e a fruta do milagre
Vários estudos apontam, inclusive, que a fruta do milagre pode ser uma ferramenta útil no tratamento da diabetes. Diabéticos, essencialmente, não podem consumir muito açúcar, devem controlar cada miligrama ingerida. No entanto, a proteína miraculina não faz mal à saúde, só reforça a boa sensação no paladar, o que pode auxiliar os diabéticos nos processos de aderência a novas dietas.

Encontrar essa fruta, dependendo da sua região, pode ser um desafio ou não. Nas capitais ou grandes regiões metropolitanas costumam ocorrer grandes feiras livres semanais com muitos produtos regionais e, também, alguns mais exóticos – como a fruta do milagre. O CEASA mais próximo pode ser uma ótima opção. Na internet você consegue encontrar as mudas da planta, é só pesquisar.

Incrível, não é mesmo? Compartilhe com seus amigos e familiares, inclusive os diabéticos ou pré-diabéticos, os “poderes” sensacionais dessa fruta do milagre.

Confira: Saiba mais sobre a flor ruélia: deixe seu quintal ainda mais bonito com essa bela flor