É possível cultivar castanha-do-pará em qualquer região do Brasil? Confira esse guia completo

Salvador, 18 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – Apesar do nome, a Bertholletia excelsa, conhecida por castanha-do-pará, é uma semente típica da região amazônica, originada da castanheira, árvore gigante eu pode chegar a até 50 metros. Suas sementes possuem grande relevância para o mercado nacional e internacional e podem ser obtidos a partir delas óleos, farinhas, o leite e a utilização da própria castanha com alto valor na indústria. Assim, de modo a aproveitar os recursos desse produto, é preciso saber cultivar a castanha-do-pará da maneira adequada.

Portanto, reunimos para você um guia explicativo de como cultivar a castanha-do-pará, com o manejo adequado da espécie. Dessa maneira, compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece e os deixe por dentro do assunto dessa típica arvore amazônica.

Acesse agora: Quer saber como cultivar tulipa em vaso? Aprenda identificar melhor o solo, saiba qual é o vaso ideal e como fazer a rega da forma correta
Clima e solo
De acordo com o site Embrapa, a castanheira-do-pará, por ser de origem amazônica se desenvolve melhor em climas quentes e úmidos. Portanto, não é uma espécie que se dá bem em todas as regiões do país, principalmente nas regiões de climas frios como as do sul. Desse modo, a espécie melhor se adapta nas regiões amazônicas em locais com temperaturas que variam entre 24,3 °C e 32,6 °C.

Relativo ao solo, a castanheira do pará se desenvolve bem em solo firme e bem drenado. Dessa forma, evita-se fazer o cultivo da espécie em regiões de terra alagada e com excesso de retenção de água. Além disso, para haver sucesso, é preciso ter solos profundos e férteis com pH entre 5,5 e 6,6 e com substrato rico em matéria orgânica e sais minerais.
Propagação por enxertia
A enxertia é uma técnica bastante utilizada, de modo a garantir a reprodução das plantas com boa produtividade e controle do tamanho do fruto e das demais características. Assim, a realização da enxertia deve ser com as plantas em idade de um e meio a dois anos de plantadas e altura que pode variar entre 1,5 a 2 metros.

Ademais, os ramos escolhidos devem ser aqueles mais baixos de plantas enxertadas, e devem estar na fase que a casca se destaca com facilidade. Ainda, as folhas devem aparentar-se novas e retira-se as mesmas com oito dias antes de realizar a enxertia. Além disso, retiram-se também as hastes com as gemas da planta matriz no dia da enxertia.

Confira também: Aprender como plantar orquídea na árvore é mais fácil do que parece: veja duas opções de cultivo em troncos
Plantio da castanheira-do-pará
Apesar de considerada uma espécie rústica sem muitas exigências relacionadas às condições de preparo da área de plantio, o cultivo da castanheira precisa de alguns critérios. Assim, o preparo da área deve ser feito no período seco de estiagem, eliminando do espaço os arbustos e os cipós, além da derrubada, rebaixamento e encoivaramento. Além do mais, por sua rusticidade, o plantio pode ser feito em áreas de pastagens abandonadas ou de cultivos anuais.

Cultivar castanha-do-pará (reprodução Canva Pro) Cultivar castanha-do-pará (reprodução Canva Pro)
Controle de pragas e doenças
As pragas mais comuns que podem acometer a castanheira-dopará são as formigas e as saúvas. Assim, para o controle desses pequenos insetos usa-se a aplicação de solução a 0,1% de inseticidas fosforados ou de iscas específicas. Por outro lado, não existem registros de doenças que podem acometer as mudas enviveiradas, entretanto, recomenda-se a fiscalização regular das culturas.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te auxiliado com nosso guia contendo as informações principais de como cultivar castanha-do-pará, acompanhando todas as informações. Desse modo, que você agora saiba tudo sobre o manejo, relativo ao clima ideal, solo, plantio, propagação e muito mais.

Veja já: Aprenda como plantar aspargo para durar 25 anos: veja como cultivar esses caules macios e nutritivos em seu quintal

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar ler mais