Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cultivar castanha-do-pará (reprodução Canva Pro)
Cultivar castanha-do-pará (reprodução Canva Pro)

 É possível cultivar castanha-do-pará em qualquer região do Brasil? Confira esse guia completo

Salvador, 18 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – Apesar do nome, a Bertholletia excelsa, conhecida por castanha-do-pará, é uma semente típica da região amazônica, originada da castanheira, árvore gigante eu pode chegar a até 50 metros. Suas sementes possuem grande relevância para o mercado nacional e internacional e podem ser obtidos a partir delas óleos, farinhas, o leite e a utilização da própria castanha com alto valor na indústria. Assim, de modo a aproveitar os recursos desse produto, é preciso saber cultivar a castanha-do-pará da maneira adequada.

Portanto, reunimos para você um guia explicativo de como cultivar a castanha-do-pará, com o manejo adequado da espécie. Dessa maneira, compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece e os deixe por dentro do assunto dessa típica arvore amazônica.

Acesse agora: Quer saber como cultivar tulipa em vaso? Aprenda identificar melhor o solo, saiba qual é o vaso ideal e como fazer a rega da forma correta
Clima e solo
De acordo com o site Embrapa, a castanheira-do-pará, por ser de origem amazônica se desenvolve melhor em climas quentes e úmidos. Portanto, não é uma espécie que se dá bem em todas as regiões do país, principalmente nas regiões de climas frios como as do sul. Desse modo, a espécie melhor se adapta nas regiões amazônicas em locais com temperaturas que variam entre 24,3 °C e 32,6 °C.

Relativo ao solo, a castanheira do pará se desenvolve bem em solo firme e bem drenado. Dessa forma, evita-se fazer o cultivo da espécie em regiões de terra alagada e com excesso de retenção de água. Além disso, para haver sucesso, é preciso ter solos profundos e férteis com pH entre 5,5 e 6,6 e com substrato rico em matéria orgânica e sais minerais.
Propagação por enxertia
A enxertia é uma técnica bastante utilizada, de modo a garantir a reprodução das plantas com boa produtividade e controle do tamanho do fruto e das demais características. Assim, a realização da enxertia deve ser com as plantas em idade de um e meio a dois anos de plantadas e altura que pode variar entre 1,5 a 2 metros.

Ademais, os ramos escolhidos devem ser aqueles mais baixos de plantas enxertadas, e devem estar na fase que a casca se destaca com facilidade. Ainda, as folhas devem aparentar-se novas e retira-se as mesmas com oito dias antes de realizar a enxertia. Além disso, retiram-se também as hastes com as gemas da planta matriz no dia da enxertia.

Confira também: Aprender como plantar orquídea na árvore é mais fácil do que parece: veja duas opções de cultivo em troncos
Plantio da castanheira-do-pará
Apesar de considerada uma espécie rústica sem muitas exigências relacionadas às condições de preparo da área de plantio, o cultivo da castanheira precisa de alguns critérios. Assim, o preparo da área deve ser feito no período seco de estiagem, eliminando do espaço os arbustos e os cipós, além da derrubada, rebaixamento e encoivaramento. Além do mais, por sua rusticidade, o plantio pode ser feito em áreas de pastagens abandonadas ou de cultivos anuais.

Cultivar castanha-do-pará (reprodução Canva Pro) Cultivar castanha-do-pará (reprodução Canva Pro)
Controle de pragas e doenças
As pragas mais comuns que podem acometer a castanheira-dopará são as formigas e as saúvas. Assim, para o controle desses pequenos insetos usa-se a aplicação de solução a 0,1% de inseticidas fosforados ou de iscas específicas. Por outro lado, não existem registros de doenças que podem acometer as mudas enviveiradas, entretanto, recomenda-se a fiscalização regular das culturas.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te auxiliado com nosso guia contendo as informações principais de como cultivar castanha-do-pará, acompanhando todas as informações. Desse modo, que você agora saiba tudo sobre o manejo, relativo ao clima ideal, solo, plantio, propagação e muito mais.

Veja já: Aprenda como plantar aspargo para durar 25 anos: veja como cultivar esses caules macios e nutritivos em seu quintal

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.