Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
harvesting an orange pumpkin

Cultivar abóbora é mais fácil do que você imagina: veja agora mesmo com plantar no seu quintal

Salvador, 14 de junho de 2022, por Janaina Brito – Já pensou em cultivar abóbora no quintal? Esse vegetal é uma das bases da culinária brasileira, compondo diversos pratos, desde saladas a cozidos, então, é uma ótima opção para se ter em casa e economizar nas compras da feira.

Rica em betacaroteno e outros nutrientes importantes para a saúde, a abóbora é um plantio de fácil manutenção, se adaptando a diversas condições ambientais. Além disso, se você busca uma produção rápida, saiba que cultivar abóbora pode ser a alternativa ideal para se investir. Logo, veja agora, no Agro Notícias, como plantar essa leguminosa e saiba tudo sobre seus cuidados.

Continue lendo: Saiba como cultivar abacaxi em casa: confira esse passo e descubra se essa é uma tarefa fácil ou difícil

Cultivar abóbora (Fonte: iStock) Cultivar abóbora (Fonte: iStock)
Passo a passo para cultivar abóbora
O pé de abóbora não demanda grandes cuidados nem possui muitas exigências para vingar. Ele consegue se adaptar bem em todos os tipos de solo, contudo, gosta dos arenosos e, de preferência, daqueles profundos e com bom escoamento de água. Em hipótese nenhuma deixe o substrato do cultivo da abóbora encharcado, visto que isso pode apodrecer as raízes e prejudicar a planta.

Comece fazendo covas, entre dois e três centímetros de profundidade, com cerca de um a dois metros de distância. Além disso, mantenha um afastamento de, no mínimo, quatro metros entre as linhas. Em cada cova, serão colocadas três sementes de abóbora. Certifique-se de adquiri-las em boa qualidade para garantir uma produção farta.

Em seguida, parta para a adubação. Uma ótima opção é o esterco de curral, mas, se for possível realizar uma análise do solo, pode-se adaptar os nutrientes colocados no substrato para suprir as necessidades específicas da planta.

Segundo João Mathias em matéria para a revista Globo Rural, em 23 de abril de 2018, durante o crescimento do seu pé de abóbora, é importante retirar as folhas menores, menos desenvolvidas. Essa etapa vai direcionar os nutrientes que o cultivo recebe para apenas algumas dessas estruturas, garantindo mais força para a planta.

A floração e frutificação da abóbora ocorrem com o auxílio das abelhas e de outros insetos polinizadores, principalmente nas primeiras horas da manhã. Então, evite defensivos que podem eliminar a população desses seres vivos e comprometer a produção.

Confira, a seguir: Agora ficou fácil plantar acerola: um passo a passo simples e prático como você nunca viu
Cuidados e quando colher a abóbora
A abóbora é nativa de climas quentes, se adaptando bem em regiões com temperaturas médias. Dessa forma, não é um plantio recomendado para o frio, já que o aparecimento das flores e frutos fica prejudicado. Outrossim, você pode regar o seu pé durante todo o cultivo, até mesmo na época da maturação. Atente-se apenas para não exagerar e encharcar o solo.

A colheita acontece cerca de quatro meses após o plantio. Para saber qual é o momento certo de tirar a abóbora do pé, veja a casca do fruto. Se você observar que a casca continua brilhosa, significa que ainda é cedo para colher. A abóbora é opaca, ou seja, só aquelas coletadas dessa forma terão o amadurecimento completo.

Depois de cultivar abóbora, é possível manter os frutos aptos para a ingestão até três meses após a colheita. Desse modo, a dica é deixá-los com os talos até a hora de consumir, o que o protege da entrada de microrganismos.

Leia mais: Pé de pera no quintal: saiba tudo sobre o cultivo dessa saborosa fruta