Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Prateleira de pallets (reprodução Canva Pro)

Prateleira de pallets para guardar ferramentas na garagem: veja como fazer e organize o espaço

Salvador, 18 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. Você esta precisando de mais espaço para guardar seus itens, mas o orçamento baixo? Nós temos a solução para você. Você pode colocar a sua criatividade em dia e aprender a montar uma prateleira de pallets de forma simples e prática. Apesar do baixo custo, os pallets são ótimos materiais para serem reaproveitados, criando novas peças, além de trazer um ar de rusticidade e modernidade ao mesmo tempo.

Portanto, reunimos nessa matéria o passo a passo para você aprender como criar prateleira de pallets gastando pouco. Assim, você consegue dar utilidade para aquilo que seria descartado, podendo utilizá-ls para guardar livros, ferramentas, ou até mesmo servir de decoração para ambientes.

Acesse agora: Aprenda a fazer uma linda sapateira de pallet na parede: além de baixo custo, também pode combinar com a decoração
O que são pallets e como encontrar?
Os pallets são plataformas resistentes de madeira, geralmente utilizadas para sustentar mercadorias em supermercados, galpões e nas feiras livres. Todavia, após o uso, eles acabam sendo descartados no meio ambiente, gerando poluição.

Por outro lado, por serem facilmente encontrados nesses estabelecimentos, podem ser adquiridos por um baixo custo ou até mesmo de graça. Assim, você pode usar a sua criatividade e inovar na decoração da sua casa utilizando os pallets para criar móveis como sofás, mesas de apoio, e, no caso, as prateleiras, o foco da matéria.
Como fazer prateleira de pallets
Após descobrir de fato o que é um pallet e onde encontrá-lo, é hora de colocar a mão na massa e descobrir o passo a passo da execução. De acordo com o site Terra, em 10 de novembro de 2020, os materiais e os passos para montar a prateleira de pallets são muito simples. Você vai precisar apenas de:

Pallets de madeira;
Pregos;
Parafusos;
Martelo;
Serra;
Lápis.

Assim, inicie planejando o tamanho ideal que você quer para a sua prateleira, marcando o local que o palete deve ser cortado. Corte os paletes utilizando a serra e, caso não tenha experiência, peça ajuda a um profissional ou alguém mais adaptado a esse tipo de trabalho. Assim que você cortar o material no tamanho adequado, utilize os pedaços de madeira que sobraram para construir o suporte da prateleira.

Deste modo, utilizando um martelo ou uma pistola de pregos, você irá pregar as tábuas que restaram como suporte base, pregando diretamente no palete que serão as prateleiras. Por fim, após o passo acima, e você já tiver pregado os pallets na base, sua prateleira está pronta, agora é só fixá-la na parede.

Confira agora: Como pendurar paletes na parede e fazer um lindo jardim vertical, confira

Prateleira de pallets (reprodução Canva Pro) Prateleira de pallets (reprodução Canva Pro)
Dicas para o pallet durar mais
De modo que as prateleiras tenham mais durabilidade e para dar uma aparência mais destacada, você pode reformar a madeira antes de iniciar a montagem. Assim, você pode lixar os pallets, eliminando as lascas e deixando-os mais lisinhos e moldados. Ademais, outra dica é aplicar verniz nas tábuas, isso vai dar um brilho para o material, além de deixá-lo com mais durabilidade, ou até mesmo pintá-lo com uma tinta adequada para itens de madeira.

Desta maneira, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te ajudado com o passo a passo de como montar sua prateleira de pallets gastando pouco, mas com criatividade. Portanto, compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece e os ensine também a como aproveitar esse material versátil em todos os ambientes da casa.

Veja também: Aprenda a utilizar caixote de madeira para organizar a sua garagem e ganhe espaço e beleza no ambiente

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.