Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
lixo bayciclavel Pixabay

Você sabe separar o lixo devidamente? Veja como fazer isso e não tenha mais dúvidas

Tupã, 03 de junho, por Leonardo Alcântara — Quando se trata de gerações futuras, a preservação ambiental é essencial. Desse modo, saber separar o lixo para que ele seja reutilizado ajuda a preservar recursos naturais. Afinal, ao se dar um destino correto para cada item, você permite que o material possa ser reutilizado.

Entretanto, separar o lixo pode ser uma atividade mais simples do que você imagina, e de grande impacto social. Por isso, hoje o Agro Notícias vai ensinar como separar o lixo de maneira correta. Dessa forma, dar ao lixo o destino correto e garantindo seu reaproveitamento.

Leia mais: Reaproveitar pneu velho? Claro que sim! confira 3 excelentes dicas

Você sabe separar o lixo devidamente? Veja como fazer isso e não tenha mais dúvidas ( foto: reprodução/canva )
Separar o lixo reciclável do não reciclável
Para começar seu novo hábito, você precisa entender antes quais matérias são ou não recicláveis. Afinal, existem alguns tipos de materiais que não podem ser reciclados e devem apenas ser descartados corretamente. Desse modo, podemos definir como recicláveis as embalagens plásticas de produtos de limpeza e higiene, vidro, latas e materiais feitos de alumínio. Além de papéis sem resíduos e papelão.

Dessa forma, restos de alimentos, como cascas de frutas e legumes, podem ser usados para compostagem. Entretanto, óleos já devem ter um cuidado especial e ser usados apenas para produção de sabão. Já os não recicláveis são os papéis que tenham algum resíduo, como o papel higiênico ou guardanapo. E materiais como esponjas, latas com resíduos químicos como aerossóis, tintas ou inseticidas.
Passo a passo de como reciclar
Já sabemos o que pode e o que não pode ser reciclável, então vamos aprender como separar de maneira correta cada item. Entretanto, de acordo com o Jornal Hoje, publicado no dia 14 de abril de 2022 no site do G1, o Brasil finalmente vai ter o plano de reciclagem debatido depois de doze anos de espera. Dessa forma, devemos saber separar nosso lixo corretamente para a coleta.
Separe orgânicos e não orgânicos
Dessa forma, você deve, primeiramente, separar o lixo orgânico. Pois, dessa forma, você mantém resíduos úmidos longe da madeira reciclável. Além disso, o destino dos dois tipos são diferentes, assim, o material como plástico, vidro, papel e metais terão outro tratamento.

Caso tenha uma horta ou plantas em casa, pode se utilizar o material orgânico como adubo. Agora, caso não haja onde utilizar esse material orgânico, o seu descarte junto com os materiais não recicláveis.

Leia também: Que tal reaproveitar garrafas PET no jardim? Conheça 3 excelentes dicas
Limpe e separe os materiais
Não pense que é só separar. A fim de que a reciclagem seja feita de forma eficaz há a necessidade de higienizar. Desse modo, sempre lave caixas de leite, latas e garrafas, para tirar todo o resíduo de alimento que possa conter.

Outro ponto importante é a forma de armazenar esse material antes do descarte. Por exemplo, os papéis não devem ser amassados, pois, perde seu valor de mercado. Desse modo, devem ser rasgados ou dobrados para que tenham maiores chances de chegar ao destino final. Enquanto isso, as latas devem ser amassadas após serem higienizadas. Entretanto, é ideal que permaneça o anel de lacre junto, já que eles podem ser reciclados juntos de maneira correta.

A maioria das cidades do Brasil hoje já tem coleta seletiva de lixo. Dessa forma, basta separar o lixo corretamente. Entretanto, caso sua cidade não ofereça esse tipo de serviço, você pode levar o lixo a um posto de coleta. De outro modo, você também pode entregar esse material reciclável para pessoas que tiram seus sustento da reciclagem.

Leia mais: Confira 3 excelentes dicas de uso do papel alumínio fora de suas receitas